Reitor e pró-reitores apresentaram planejamento e discutiram perspectivas para a UFJF (Foto: Alice Coelho/UFJF)

A Faculdade de Serviço Social recebeu, na tarde desta terça-feira, 11, a visita de membros da Administração Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa, em curso desde o dia 6 de setembro, abrange todas as unidades acadêmicas e administrativas do campus-base da UFJF.

O reitor Marcus David lembrou as dificuldades enfrentadas no ano de 2015, quando houve atraso no pagamento de funcionários terceirizados e de bolsistas, inclusive com a ocorrência de protestos e paralisações de ambas as categorias. “Estamos conseguindo passar por esta crise sem choques no funcionamento da Universidade, mas a situação tende a se agravar, se nada mudar no planejamento orçamentário e financeiro do Governo”, afirmou.

David ainda lembrou do esforço da gestão em retomar as obras que se encontram paralisadas e citou os casos do campus avançado de Governador Valadares, do Hospital Universitário e do Parque Tecnológico como os considerados mais graves. “Ainda assim, conseguimos entregar à comunidade acadêmica espaços importantes, como o novo prédio da Faculdade de Comunicação e o anexo administrativo, localizado próximo à Proinfra. Também temos previsão de entregar o novo ginásio e o laboratório da Faefid ainda este ano”.

Já a vice-reitora Girlene Alves ponderou que a política institucional da atual gestão sinaliza para a construção colegiada da atuação administrativa. “Nenhuma ação está sendo tomada isoladamente, dentro de cada pró-reitoria”, enfatizou.

Perspectivas
Em seguida, os participantes debateram inúmeros temas com os gestores, como a situação atual do campus de GV; a dicotomia entre o orçamento da União e a expansão da Universidade; a articulação da reitoria com as entidades representativas dos segmentos acadêmicos; e o processo de internacionalização da UFJF.

Também foi discutida a regulamentação da flexibilização da carga horária docente; o planejamento para o Programa de Doutorado em Serviço Social  (o único em Minas Gerais); e a política de apoio à estrutura dos espaços destinados à publicação das revistas acadêmicas.

Reitor Marcus David lembrou da atuação da gestão para concluir obras que estavam paralisadas (Foto: Alice Coelho/UFJF)

Ainda foram levantados assuntos gerais, tais como a relação da Universidade com os órgãos de controle, no que diz respeito à imagem da Instituição, tendo em vista o crescimento desordenado experimentado nos últimos anos; e ainda o  denuncismo em torno das questões relacionadas às ações afirmativas, como as cotas e suas especificidades.

Os professores da Faculdade de Serviço Social destacaram a importância do momento, enquanto espaço de debate de ideias e perspectivas futuras para as unidades acadêmicas.

Além do reitor Marcus David e da vice-reitora Girlene Alves, que conversaram com professores, técnico-administrativos em educação (TAEs) e alunos, estiveram presentes a pró-reitora de Cultura, Valéria Faria; o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira; o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-graduação, Luís Paulo Barra; o secretário geral, Rodrigo Souza; a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Kátia Maria Castro; além da pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Marques.

A lista com a programação completa das visitas da Administração Superior pode ser conferida neste link.