Com o objetivo de repensar a forma como os seres humanos se relacionam com outros seres vivos, o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea) promove o Curso de extensão “Antropologia  Multiespécie” a partir do dia 18 de setembro, no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O curso é gratuito e aberto para todos os interessados, sem necessidade de conhecimento prévio no assunto e garante certificado de participação.

As aulas serão divididas em quatro dias – 18 e 25 de setembro e 2 e 9 de outubro -, sempre às terças-feiras, das 14h às 16h, no anfiteatro 1 do Centro de Ciências. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até a data de início do curso, dia 18, pelo e-mail maea.ufjf@gmail.com, para o qual devem ser enviados o nome completo e, se for o caso, o curso de formação.

O professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Verlan Valle Gaspar Neto, será o responsável por ministrar o curso. A proposta é repensar o papel do ser humano na natureza, apresentando de maneira geral e didática a linha de investigação a que se dedica ao tema. O primeiro passo para uma perspectiva ecológica ampliada, segundo Neto, é reavaliar o status de objeto que a sociedade ocidental dá às outras espécies – sejam vegetais ou animais – e refletir sobre a possibilidade de enxergar outros seres vivos como parceiros.

O professor afirma que os únicos critérios para participação no curso são a inscrição, o interesse pelo conhecimento de uma forma geral e pelas relações entre os seres humanos e os demais seres vivos. “Ainda que o curso possa despertar um interesse maior entre estudantes de Ciências Humanas e de Ciências Biológicas, ele também foi pensado para contemplar qualquer pessoa, interna ou externa à comunidade acadêmica, com qualquer bagagem formativa, interessada em descobrir novas e instigantes linhas de discussão científica e, por que não, filosófica”.

Na aula inaugural do curso, os tópicos discutidos serão as principais ramificações da Antropologia – biológica e sociocultural; a divisão Natureza e Cultura; Determinismos biológico e sociocultural; Humanidade e animalidade; Evolução biológica e história; Etnografia multiespécie e Antropologia da vida. “Para os dias subsequentes, a ideia é discutir três artigos específicos sobre Etnografia multiespécie, os quais eu disponibilizarei para os participantes”, diz Neto.

De acordo com uma das colaboradoras do Maea, Luciane Monteiro Oliveira, o curso de extensão oferece uma abordagem da Antropologia Sociocultural à Etnografia Multiespécie, uma vez que questiona o antropocentrismo vigente na disciplina, possibilitando o diálogo com outras áreas do conhecimento. “A intenção do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana é ampliar a sua atuação na capacitação com a oferta de cursos de curta duração com temáticas que tangenciam o campo de conhecimento da Arqueologia, Antropologia e Museologia numa perspectiva interdisciplinar”, garante.

Museu de Arqueologia e Etnologia Americana – maea.ufjf@gmail.com