A expectativa é receber, em média, 200 pessoas por dia no Centro de Ciências, totalizando cerca de 800 a mil visitantes por semana (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Com objetivo de atender a alta demanda de visitas escolares, a partir deste mês, o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá receber quatro escolas por dia – duas pela manhã e duas à tarde. As visitas acontecem de terça a sexta-feira, de 8h15 às 12h e de 14h às 18h. Segundo o Diretor do Centro de Ciências, Eloi Teixeira, a expectativa é receber, em média, 200 pessoas por dia, totalizando cerca de 800 a mil visitantes por semana.

Teixeira destaca que a iniciativa veio da grande procura por agendamentos de visitas por escolas da cidade. “Nós recebíamos duas escolas por dia, uma de manhã e outra de tarde, e, às quintas-feiras, uma à noite. Como tivemos uma ampliação no quadro de bolsistas por meio de um projeto junto à Pró-Reitoria de Extensão, a mudança para quatro visitas diárias foi possível”, acrescenta.

Centro de Ciências da UFJF é um dos maiores complexos de divulgação científica do país (Foto: Ciro Cavalcanti)

Roteiros de visitação para escolas e grupos
Atualmente, o Centro de Ciências conta com quatro roteiros diferentes de visitação para escolas, sendo que todos oferecem a oportunidade da turma conhecer o Planetário. O “Aprenda Brincando” conta com uma visita à exposição homônima e ao Laboratório de Brinquedos Científicos. Este roteiro tem como público alvo crianças de 6 a 10 anos de idade, com objetivo de mostrar conceitos científicos de forma lúdica, com equipamentos interativos. Já o roteiro “Malacologia e Matemática” é direcionado para todas as idades e visa mostrar para os visitantes como a matemática está presente no mundo. Aqueles que participam têm a oportunidade de visitar o Museu de Malacologia e o Laboratório de Ciências e Educação Matemática.

Para o público pré-adolescente, de 11 a 14 anos de idade, o Centro de Ciências oferece o roteiro “Que bicho é esse? Interações entre parasitoses, corpo, ambiente e sociedade”. Contando com uma visita ao Laboratório de Biologia e a exposição “A célula ao alcance da mão”, os jovens são convidados a compreender as diversas interações de alguns parasitos com o corpo humano, o meio ambiente e os impactos na sociedade. Já para o público de acima de 15 anos de idade, o roteiro é focado na Química: os visitantes têm a oportunidade de ver um verdadeiro “Show da Química”, com direito de acompanhar uma série de experimentos com efeitos visuais.

Agendamento
O diretor afirma que os agendamentos para o mês de outubro, novembro e dezembro se esgotaram em poucas horas, mesmo com o dobro de vagas oferecidas. A marcação de visitas para escolas e grupos se aplica a turmas e grupos de no mínimo 20 pessoas e no máximo 45. O agendamento deverá ser feito exclusivamente on-line. A liberação das datas para 2019 está em programação.

Além das visitações agendadas, o Centro de Ciências está aberto para visitações espontâneas aos sábados, de 14h às 17h, ou nos domingos, de 9h às 12h.

Outras informações
(32) 2102-6913 / (32) 2102-6914 (Centro de Ciências)