Evento faz parte de agenda de visitas às unidades pelo reitor e equipe de pró-reitores (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A comunidade da Faculdade de Direito se encontrou, na manhã desta segunda-feira, 10, com representantes da Administração Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para discutir o planejamento estratégico e financeiro da instituição e apresentar demandas específicas da unidade.

O evento é parte de uma agenda de visitas iniciada há uma semana pelo reitor e sua equipe. Como nos encontros anteriores, Marcus David e Girlene Silva apresentaram o planejamento aprovado pelo Conselho Superior, diretrizes e expectativas para os próximos dois anos.

David garantiu aos presentes o equilíbrio das contas da Universidade, o maior dos desafios listados por ele durante estes dois anos de gestão. A revisão de algumas fontes de renda, sendo a maior delas proveniente do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), foi determinante para o balanço financeiro. Atualmente, o total de gastos com custeio da instituição é de R$ 106 milhões por ano, sendo R$ 70 milhões do orçamento repassado pelo Ministério da Educação, R$20 milhões de receita própria e R$16 milhões provenientes da recuperação de créditos.

Esse equilíbrio, segundo David, permite à Universidade retomar uma agenda de pautas de melhorias para impulsionar a área acadêmica. O reitor aproveitou para fazer uma breve retrospectiva sobre algumas obras e o desafio de garantir recursos para continuá-las. Também citou o esforço de estabelecer o organograma e normatizar medidas institucionais, trabalho, segundo ele, iniciado ainda na gestão de Marcos Chein Feres.

A vice-reitora Girlene Alves destacou algumas ações dentro de três macropolíticas. Na graduação, o fortalecimento da política de estágio, a reestruturação de programas de bolsas e a discussão sobre o ensino à distância; na área de pesquisa e pós-graduação, o fortalecimento do diálogo com a inovação e com as relações internacionais e da editora; e na extensão, a reestruturação do conselho setorial e a valorização da extensão nos planos de trabalho dentro dos cursos a partir de sua inclusão nos currículos.

Demandas do Direito
A diretora da Faculdade de Direito, Aline Araújo Passos, questionou sobre duas obras: a  complementação do antigo espaço adjacente à unidade e a construção de um prédio próprio para o Núcleo de Práticas Jurídicas. Em relação à primeira delas, David respondeu que não recebeu autorização dos órgãos de controle para utilizar o montante de restos a pagar da obra paralisada (R$ 22 milhões) para contratar nova empresa e retomar os trabalhos. Sem esses recursos, a unidade teria que concorrer com outras prioridades na busca por outras fontes de financiamento.

Já sobre o Núcleo, o consenso é de que os serviços ali prestados são essenciais para graduação, pesquisa e extensão dentro da unidade. Muitos dos projetos são interdisciplinares, possuem perfil inovador e têm um valor inestimado para a população. Foi pedido um olhar atento da

O pró-reitor de Planejamento, Eduardo Condé, garantiu a continuidade dos contratos com as plataformas on-line e prometeu avaliar o acesso a esses conteúdos pelos professores substitutos (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Administração Superior sobre essa questão, já que atualmente é alto o custo de aluguel do atual espaço do Núcleo de Práticas Jurídicas no centro da cidade. O reitor disse que irá solicitar a elaboração de um projeto para o prédio novo e que o “plano A” continua sendo sua construção ao lado do novo Fórum de Juiz de Fora. A ideia é de que os recursos sejam captados por emenda parlamentar, com licitação prevista apenas para 2020.

Ainda em relação à parte estrutural, foram solicitadas adequações na entrada da Faculdade e outros locais para torná-los acessíveis. A pró-reitora adjunta de Infraestrutura Janezete Marques respondeu que profissionais irão estudar alternativas para a implementação de rampas, pois é difícil vencer o desnível entre as unidades e o anel viário.

Outros professores também comentaram sobre a importância dos acervos físicos e digitais da biblioteca do Direito. O pró-reitor de Planejamento Eduardo Condé garantiu a continuidade dos contratos com as plataformas on-line e ficou de avaliar a possibilidade de acesso desses conteúdos aos professores substitutos. Ele alertou que, na Universidade, os livros são considerados como material permanente e disputam a mesma fatia de recursos com equipamentos como computadores e projetores.

Por fim, ressaltou-se a necessidade de ampliar e compartilhar informações sobre o atendimento psicológico oferecido pela  Pró-reitoria de Assistência Estudantil à comunidade interna, fazendo desta uma preocupação de todos os coordenadores de curso e de professores da UFJF. Além de listar as iniciativas na área, o pró-reitor Marcos Freitas reconheceu ser mesmo necessário tornar a instituição mais acolhedora em todas as suas relações.

A agenda de visitas continua durante as próximas semanas nas unidades acadêmicas. Em breve, também serão agendados encontros nos setores administrativos.