A Licenciatura em Letras Libras e o Bacharelado em Música, modalidade Violoncelo, do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam conceito 4 na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). O conceito máximo que pode ser emitido por essa avaliação é 5.

A nota emitida pelos avaliadores do Inep envolve três dimensões, sendo elas a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura. As notas para o curso de Libras foram 3,84; 4,36; e 3,25, respectivamente. A nota obtida pela Música – Violoncelo em cada dimensão foi, respectivamente, 4,21; 4,64; e 3,43.

As dependências da Faculdade de Letras e do IAD foram visitadas entre 29 de agosto e 1º de setembro. O reconhecimento dos cursos os atestam como aptos para a emissão de diplomas e formação de profissionais. O MEC não reconhece faculdades avaliadas com conceitos 1 e 2.

Para o coordenador do curso de Letras Libras, Adauto Villela, a nota deve-se, primeiramente, ao fato de o curso estar sediado numa instituição cuja infraestrutura favorece e torna possível um ensino superior de qualidade. “Embora o curso de Letras Libras seja novo, pois abriu sua primeira turma em agosto de 2014 – turma da qual sairão os primeiros formados ao final deste segundo semestre de 2018 – ele aproveitou toda estrutura da UFJF e o conhecimento acumulado da Faculdade de Letras. Tivemos a participação ativa e o apoio da Pró-reitoria de Graduação, de Gestão de Pessoas e, em especial, da Diretoria de Avaliação Institucional e da Diretoria da Faculdade de Letras, bem como de outros órgãos e também dos docentes e discentes do curso”, pondera.

Para a coordenadora de Música, Luana Oliveira, o conceito obtido comprova o empenho em aperfeiçoar o curso ofertado. “Visamos a melhora, a verificação vê esse esforço. Sempre buscamos cumprir as demandas pedagógicas do MEC. Esse conceito é o resultado do trabalho e dedicação.” Luana ainda explica como foi feita a avaliação. “Foram realizadas conversas com alunos e professores, verificação de documentação, visita às instalações do prédio e conferência dos materiais exigidos para a condução do curso.”

A diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michéle Farage, afirma que o reconhecimento dos cursos engrandece não apenas as unidades onde estão localizados, mas a Universidade, como um todo. “É motivo de orgulho e resultado de muito envolvimento dos docentes, Taes, discentes e setores administrativos da UFJF. É claro o compromisso de formar profissionais e cidadãos qualificados em áreas importantes para a nossa sociedade”.

Letras – Libras

O curso de licenciatura em Letras Libras teve seu início em agosto de 2014 e busca formar educadores com competência na Língua Brasileira de Sinais (Libras), no que diz respeito aos saberes, aos usos e às relações socioculturais que permeiam essa Língua.

O Decreto n.º 5.626/2005 do Governo Federal afirma que todos os cursos de formação de professores para o exercício do magistério, ou seja, todos os cursos de licenciaturas, nas diferentes áreas do conhecimento, em nível médio e superior, devem incluir Libras como disciplina curricular obrigatória. Além disso, a Política Nacional de Educação estabelece critérios para a inclusão de pessoas com baixa audição ou surdas, o que torna esta graduação importante e fundamental para a educação inclusiva, de modo geral.

Música

O Bacharelado em Música do IAD foi criado em 2009 e oferece formação em seis modalidades, sendo elas canto, violino, violoncelo, piano, flauta e violão. O curso tem duração de quatro anos e é executado em horário diurno. São ofertadas 30 vagas por seleção, tornando-se necessária a realização da prova de habilidade específica no instrumento desejado para a aprovação. A avaliação é feita por uma banca composta pelos futuros professores.

Outras informações: (32) 2102-3350 – Bacharelado em Música
(32) 2102-3150 – Faculdade de Letras da UFJF