Estudantes dos terceiros anos participaram da Fliminas (Foto: Assessoria João XXIII)

Na última quinta-feira, 6, os alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental do Colégio de aplicação João XXIII/UFJF foram ao município de Rio Novo (MG), para participar de um Intercâmbio Literário. Eles marcaram presença na Festa Literária de Minas Gerais (Fliminas) e trocaram experiências com os alunos da Escola Municipal Francisca Gomide de Araújo Simões.

Durante a manhã, os estudantes receberam um kit gratuito com livros de literatura infanto-juvenil e estiveram envolvidos em oficinas de artesanato e literatura. Assistiram a contações de histórias, shows infantis e visitaram estandes de livros. À tarde, foram recepcionados pelas alunos da escola e ganharam um embornal junto com um diário de bordo, que será utilizado para registrar as experiências no ambiente escolar.

O projeto, coordenado pelas professoras de Língua Portuguesa do João XXIII, Lauriana Paiva Guttierrrez e Liliane Mendes, tem o objetivo de estimular o hábito da leitura e o de criação literária. “Queremos estimular a formação e a participação do público leitor nas discussões literárias. Estamos trabalhando para que os alunos  tenham contato com diferentes obras e escritores. Incentivar a leitura em todas as suas possibilidades e atividades lúdicas é o nosso foco”.

Uma das metas do intercâmbio, segundo Liliane, é garantir o letramento literário – a  capacidade que a criança tem de se apropriar da escrita com uma  função social. “Desejamos que os alunos apropriem da literatura como uma prática usual  de leitura e também de produção. Escutar histórias, visitar estandes de livros e fazer uma oficina a partir de um livro de literatura cumpre a proposta de imersão literária”.

A secretária municipal de educação de Rio Novo, Luciana Borges,  destaca que tanto o Intercâmbio Literário quanto a Fliminas incentivam a promoção da cultura e da educação. “Essa troca de experiência é fundamental  para as crianças ampliarem seu conhecimento de mundo.  É um dever nosso promover atividades que estimulem o saber na literatura e nas mais diversas áreas”.

Em outubro, será a vez de 90 alunos do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino da cidade de Rio Novo visitarem Juiz de Fora. Eles participarão de diversas atividades literárias no colégio de aplicação e na Biblioteca Municipal Murilo Mendes .

Segundo a diretora da Escola Municipal Francisca de Gomide, Rita de Cássia Moreira, a troca de conhecimento estimula o aprendizado e não se limita aos alunos, mas contempla docentes também. “Os professores preparam os alunos para receber o colégio nesse primeiro momento. As crianças pintaram à mão o embornal e os docentes prepararam o diário de bordo. Agora, todos estão ansiosos para conhecer Juiz de Fora”.

Para a coordenadora literária da Fliminas, Margareth Marinho, as propostas do  Intercâmbio Literário e da Festa Literária se complementam. “A Fliminas procura formar leitores e estimular a leitura. São 180 atividades relacionadas à literatura, música, teatro e cultura, acontecendo ao mesmo tempo.  O Intercâmbio Literário completa a proposta da festa literária. Além do saber literário, eles adquirem conhecimento cultural. Rio Novo e Juiz de Foras são cidades muito diferentes, os alunos do João ficaram encantados em poder andar nas ruas da cidade”.

A quinta edição da Fliminas é organizada pela a Associação Cavaleiros da Cultura e acontece de 5 a 9 de setembro, em Rio Novo. Neste ano, homenageia o escritor mineiro Fernando Sabino.

Outras informações: https://bit.ly/2M7n8bS