Da esquerda para a direita: professor Daniel Godoy Martinez, mestranda Aline Aparecida de Souza Ribeiro, professor Jeferson Vianna e professor Henrique Mansur (foto: arquivo pessoal)

Em busca de disponibilizar um novo método de treinamento para aprimorar o desempenho de atletas de judô, a acadêmica Aline Aparecida de Souza Ribeiro desenvolveu a dissertação “O efeito agudo do pré-condicionamento isquêmico sobre a performance do Special Judo Fitness Test de atletas de alto rendimento”. O estudo foi apresentado no Programa de Pós-graduação em Educação Física, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Pesquisando sobre o tema, Aline verificou que o pré-condicionamento isquêmico (PCI) melhorou a performance de atletas de diferentes desportos, mas que, “na literatura, há uma lacuna de conhecimento em relação à aplicação desse método nas modalidade de luta”. Motivada em aprofundar esse estudo, a pesquisadora analisou o efeito do PCI sobre a performance de 17 atletas de alto rendimento no Special Judo Fitness Test (SJFT).

A acadêmica explica que o PCI consiste em curtos períodos de isquemia seguidos de curtos períodos de reperfusão. Sendo isquemia a “restrição de fluxo sanguíneo para os setores do corpo e disponibilidade reduzida de oxigênio; e a reperfusão o restabelecimento do fluxo sanguíneo e a devolução da oxigenação aos tecidos.” Para provocar a isquemia, foram usados manguitos inflados em torno de cada coxa do atleta, já para a reperfusão, os manguitos eram desinflados. De acordo com Aline, esse procedimento foi repetido três vezes, totalizando um período de trinta minutos para realização do protocolo.

Utilizando a técnica  ippon-seoi-nage, o SJFT ocorre em três períodos, em que a tarefa do atleta executante é realizar o maior número de tentativas de arremesso de dois parceiros da mesma categoria de peso e de altura. O lançador fica posicionado entre os dois parceiros a uma distância de 6 metros.

Sobre os efeitos descobertos, Aline afirma que a “a aplicação do PCI resultou em melhora significativa na performance de atletas de judô de alto rendimento no SJFT”. A mestranda esclarece que “houve aumento do número de arremessos durante os períodos do teste, devido a melhora da velocidade e da eficiência do golpe”. Como resultado, ela aponta uma melhora no desempenho competitivo.

Para o professor orientador, Jeferson Macedo Vianna, o PCI passa a ser uma “estratégia fisiológica, uma ferramenta não invasiva e de fácil aplicação que beneficia treinadores e atletas de judô, para ser aplicado antes do treinamento ou de uma competição”. O docente destaca a segurança da aplicação da metodologia em meio ao caráter competitivo do esporte e da busca pela vitória. “O método não oferece desgaste ao atleta, levando em consideração que ele fica sentado durante o procedimento. Assim, não há desgaste e nem risco de lesão pré-competição.”

Contatos:
Aline Aparecida de Souza Ribeiro (Mestranda)
alinevalencaedfisica@gmail.com
Jeferson Macedo Vianna (Orientador – UFJF)
jeferson.vianna@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Jeferson Macedo Vianna (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Daniel Godoy Martinez (UFJF)
Prof. Dr. Henrique Mansur (IF Sudeste – MG)
Prof. Dr. Jefferson da Silva Novaes (UFRJ)

Outras informações: (32) 2102 – 3291 – Programa de Pós-graduação em Educação Física