Seis programas de pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão com inscrições abertas para o ingresso em 2019. Serão oferecidas 189 vagas gratuitas para mestrado e doutorado, distribuídas pelos programas em Artes, Cultura e Linguagens, Economia, Educação, História, Letras e Linguística.

Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens

O Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens está com as inscrições abertas até dia 10 de setembro, sendo oferecidas 20 vagas para o mestrado. O programa está organizado em três linhas de pesquisa – Arte, Moda: História e Cultura, Cinema e Audiovisual e Estudos Interartes e Música, reunidas na área de concentração Teorias e Processos Poéticos Interdisciplinares.

Podem participar do processo pessoas graduadas em qualquer área de conhecimento, em curso superior credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação e graduandos que  tenham a data definida para a colação de grau, anterior à data de matrícula do mestrado.

Os interessados devem se inscrever on-line, preenchendo o formulário. Não serão aceitas inscrições presenciais, por correspondência ou fora do prazo. Os documentos exigidos devem ser enviados eletronicamente, em formato PDF. A documentação completa e todas as etapas da seleção podem ser conferidas no edital. Outras informações: (32) 2102-3362 ou ppg.acl@ufjf.edu.br.

Programa de Pós-Graduação em Economia

A Faculdade de Economia por meio do seu programa de pós-graduação está oferecendo oito vagas para o doutorado na área, sendo duas vagas destinadas a estrangeiros. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro, com o preenchimento da ficha de inscrição via internet.

Após a inscrição on-line, o candidato deve imprimir e assinar a página de inscrição gerada no site e enviá-la pelo Correio (por meio de carta registrada ou Sedex, com data de envio de até 30 de outubro) ou entregá-la pessoalmente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Economia até a mesma data, acompanhada da cópia do comprovante de pagamento da inscrição e dos documentos solicitados.

A documentação integral e todas as partes do processo pode ser conferidas no edital. Outras informações: (32) 2102-3543 ou secretariapos.economia@ufjf.edu.br.

Programa de Pós-Graduação em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação oferece 58 vagas para mestrado e doutorado em três linhas de pesquisa: Trabalho, Estado e Movimentos Sociais, Linguagens, Culturas e Saberes, Discursos, Práticas, Ideias, Subjetividades em Processos Educativos. Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de setembro.

A inscrição deverá ser feita exclusivamente via internet, para mestrado e para doutorado. É necessário anexar os documentos exigidos no cadastro on-line.

Para acessar toda a documentação e conhecer a seleção consulte o edital. Outras informações: processoseletivoppgeufjf@gmail.com ou (32) 2102-3665.

Programa de Pós-Graduação em História

O mestrado e o doutorado em História dispõe de duas linhas de pesquisa – Narrativas Imagens e Sociabilidades e Poder, Mercado e Trabalho – com a área de concentração em História, Cultura e Poder. As inscrições devem ser feitas até dia 14 de setembro, on-line, com preenchimento de formulário e anexação de documentos.

São oferecidas 20 vagas para o mestrado e 10 para o doutorado. O processo possui quatro etapas: avaliação do projeto de dissertação; prova escrita; prova escrita de suficiência em língua estrangeira; e entrevista. O resultado final será divulgado dia 5 de dezembro.

Os documentos necessários e os detalhes da seleção podem ser conferidos nos editais para mestrado e para doutorado. Outras informações: posgraduacao.ich@ufjf.edu.br.

Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários

O Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários disponibiliza 23 vagas para mestrado e 23 para doutorado. As inscrições presenciais estão abertas até o dia 28 de setembro e, via Sedex, até o dia 21. O programa conta com três linhas de pesquisa, – Literatura, Crítica e Cultura; Literatura e Transdisciplinaridade; e Estudos Literários Aplicados: Ensino, Tradução e Escrita Criativa.

A documentação deve ser entregue na secretaria do programa, onde também serão feitas as inscrições presenciais, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h. Os documentos necessários e todas as etapas da seleção podem ser vistos nos editais: mestrado e doutorado.  Outras informações: ppg.letras@ufjf.edu.br.

Programa de Pós-Graduação em Linguística

O Programa de Pós-Graduação em Linguística oferece 37 vagas, sendo 29 para o mestrado e oito para o doutorado. O processo contém duas linhas de pesquisa – “Linguística e Cognição” e “Linguagem e Humanidades” – e está com as inscrições abertas até o dia 30 de setembro.

Os interessados devem se inscrever on-line por meio de formulário disponibilizado, sendo um para mestrado e outro para doutorado. Os documentos necessários precisam ser anexados, em formato PDF.

Todas as informações sobre a documentação e sobre o processo podem ser obtidas nos editais: mestrado e doutorado. Outras informações: (32) 2102-3134 ou ppg.linguistica@ufjf.edu.br.