Evento acontece entre os dias 21 e 24 de novembro

“Fluxos Emergentes e Conexões Expandidas No Ecossistema Digital” é a temática principal do XI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), que nesta edição será sediado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e vários grupos de pesquisa, o evento acontece entre os dias 21 e 24 de novembro e reúne conferencistas nacionais e internacionais. Em sua décima edição, o simpósio tem o objetivo de propor uma reflexão teórica multi e transdisciplinar, a partir de diferentes fenômenos insurgentes no ecossistema conectivo digital. O intuito é basear os debates em conceitos, fundamentação e proposições voltados a entender o novo ambiente comunicacional e de sociabilidade da atualidade.

De acordo com a organizadora do evento, professora Soraya Ferreira, “nós estamos imersos em uma realidade conectiva e estamos pensando esse ecossistema digital. Hoje nós estamos conectados por diferentes modos, então temos que entender em que tipo de sociedade estamos convivendo e qual é esse ecossistema que se apresenta.”

A orientanda da professora Soraya, Luisa Melo, destaca a necessidade de se levantar essas questões. “Para a área acadêmica é importante um evento deste nível, de renome internacional, pela primeira vez em Minas Gerais e que propõe uma discussão interdisciplinar, abrangendo pesquisas da área da Comunicação, Educação, Engenharia, TI, Arquitetura, Artes. Acredito que praticamente todos os cursos da UFJF podem se encaixar na temática do evento.”

A programação conta com palestras e mesas de conferência (keynote speakers e convidados), mesas temáticas, painéis temáticos e mesas coordenadas (vinculados a call for papers), reunião científica, além de sessões de lançamentos de livros, performances artísticas e culturais e apresentações musicais.

O evento é aberto ao público em geral. A inscrição pode ser feita pelo site até o dia 18 de novembro, para ouvintes, e 6 de novembro, para a submissão de trabalhos. Os valores variam de R$ 110 a R$ 260. Alunos da UFJF têm valor promocional até o dia 8 de outubro.

Outras informações: site do evento /  Página do Facebook