Sylvia Carneiro defendeu a dissertação “Pessoas em hemodiálise e cuidados em enfermagem: estudo de método misto”, na Faculdade de Enfermagem da UFJF (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A relação entre o tratamento com hemodiálise, os cuidados do trabalho de enfermagem e as possibilidades de cura dos pacientes pautou a dissertação de mestrado da acadêmica Sylvia Miranda Carneiro. A pesquisa foi realizada e apresentada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Juiz de Fora. A pessoas observadas apresentaram problemas de saúde que não foram diagnosticados a tempo e evoluíram para uma insuficiência renal, que apontou para a necessidade de hemodiálise.

Durante o estudo, Sylvia identificou três perfis de pacientes: os que sofrem extremamente com a doença, os que aprenderam a lidar com a enfermidade e os que são indiferente à mesma. Segundo a acadêmica, fatores não biológicos como estes são de extrema relevância para o processo de cura.

Além de analisar a trajetória dos pacientes, a acadêmica se embasou teoricamente e consultou os registros dos profissionais de uma instituição considerada referência em relação ao atendimento e ao cuidado. Nesses registros, Sylvia percebeu a necessidade da  referência a aspectos, como os psicológicos, os emocionais, os espirituais e os relacionais, que, conforme ela mesma ressaltou, são relevantes no tratamento das pessoas.

A professora orientadora, Cristina Arreguy Sena, reforçou o quanto a pesquisa mostrou a importância de se documentar as questões que vão além dos fatores biológicos.  Ela acrescentou, ainda, que “um problema constantemente observado foi que os pacientes, em sua maioria, eram pessoas em idade produtiva e se tornaram improdutivos devido aos efeitos colaterais do tratamento.” Segundo a docente, o estudo motivou outra dissertação, que teve o objetivo de fazer um trabalho de triagem em pessoas saudáveis para prevenir ou adiar a necessidade de hemodiálise.

Contatos:
Sylvia Miranda Carneiro (mestranda)
sylvinhamc@hotmail.com

Cristina Arreguy (orientadora – UFJF)
cristina.arreguy@ufjf.edu.br

Bancada examinadora:
Prof.ª Drª. Cristina Arreguy Sena (orientadora – UFJF)
Profª. Drª. Herica Silva Dutra (UFJF)
Prof.ª Drª. Luciene Muniz Braga (UFV)

Outras informações: (32) 2102-3297 – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem