Ciência, como define o dicionário Michaelis, é o conhecimento “caracterizado por seu princípio empírico e lógico, com base em provas concretas, que legitima sua validade”. Para garantir essa legitimidade, é necessário que as pesquisas científicas (e a análise de seus resultados) siga métodos adequados, claros e reprodutíveis.

Debatendo a importância dessas questões, o Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ronaldo Aloise Pilli, para apresentar o seminário “Má conduta científica: fraude, plágio e manipulação de resultados”. O evento, aberto ao público, ocorre nessa quarta-feira, 05, às 15h, na sala S201 do prédio novo do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

Conforme o coordenador do Grupo de Pesquisas em Metodologias Sintéticas da UFJF (GPMS) e organizador do evento, professor Giovanni Amarante, vem crescendo o número de trabalhos retratados ou removidos de revistas indexadas devido à fraudes. Esse aumento, ele pondera, está atrelado a diversos fatores. “Talvez o mais importante seja a cobrança imposta aos cientistas sobre o volume de publicações.”

Ele explicou que o tema vem sendo abordado pelo palestrante em diversas instituições de pesquisa do país. “O professor Pilli, de reconhecida carreira científica (no âmbito nacional e internacional), já participou do corpo editorial de diversas revistas científicas. Por meio dessa larga vivência — tanto como pesquisador e coordenador de pesquisas, quanto no trabalho em agências de fomento e revistas — ele percebe situações preocupantes no sentido de má conduta científica.”