Alunos da Medicina participam de atividade de conscientização sobre fibrose cística no saguão da Reitoria (Foto: Twin Alvarenga)

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) faz parte da lista de centros de referência no tratamento de fibrose cística. De acordo com a pediatra-pneumologista e coordenadora do centro, Márcia Duarte, a UFJF está entre três instituições do estado de Minas Gerais que está capacitada para o diagnóstico e tratamento da doença, além da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose, é uma doença hereditária, ou seja, passa de pai ou mãe para filho ou filha. Sua principal característica é o acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo.

No Brasil, a doença pode ser detectada através da triagem neonatal realizada nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), conhecido como teste do pezinho. Caso o teste dê positivo, a recomendação é encaminhar a criança para Centro de Referência em Fibrose Cística. “Lá a criança vai passar por consultas regulares e terá o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, com várias especialidades médicas, incluindo psicólogos”, destaca Marta Duarte.

A Fibrose Cística não tem cura, mas possui tratamentos específicos. “Atualmente no Brasil, a expectativa de vida para esses pacientes é em torno de 30 anos, enquanto nos Estados Unidos chega a 40 anos”, explica a coordenadora.“É muito importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância do teste do pezinho e, caso a doença seja descoberta, que e as pessoas busquem o auxílio no HU. Porque tão longo se inicia o tratamento, conseguimos evitar futuros problemas  de saúde”, esclarece.

Inovações no  tratamento

O tratamento para os casos de Fibrose Cística têm avançado de forma a possibilitar maior longevidade para as pessoas portadoras da doença. “Recentemente a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou duas drogas capazes de reverter e promover melhorias rápidas na capacidade pulmonar dos pacientes e melhorar as avaliações nutricionais dos pacientes, que são a lumacaftor e o ivacaftor”, ressalta Marta.

Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística

Anualmente, o dia 5 de setembro é marcado como a data Nacional de Divulgação e Conscientização sobre a Fibrose Cística ou Mucoviscidose, como também é conhecida a doença. Na UFJF, está prevista uma exposição de orientação promovida pelo Centro de  Referência em Fibrose Cística. A ação começa nesta segunda-feira, dia 3, e segue até quinta-feira, 6. Serão distribuídos materiais voltados para conscientização sobre a doença no corredor do prédio da Reitoria, no campus sede da UFJF.

Outras informações: (32) 4009-5337  – Hospital Universitário