Da esquerda para a direita: professor Aparecido Jesuino de Souza, professor Grigori Chapiro, mestranda Rosmery Violeta Quispe Zavala, e professora Laura Senos Lacerda Fernandez (foto: arquivo pessoal)

Os resultados de uma dissertação de mestrado realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) podem contribuir futuramente para o desenvolvimento de métodos mais lucrativos de extração de petróleo.  A pesquisa da acadêmica Rosmery Violeta Quispe Zavala evidencia a contribuição de equações matemáticas no estudo da retirada da matéria-prima por meio da injeção de ar no subsolo. Nesse sentido, o trabalho também mostra como uma técnica pode deixar o petróleo com uma consistência mais líquida, facilitando o seu manuseio no solo.

Esse procedimento ainda não é utilizado na prática e, por isso, a pesquisa é tão importante para a sociedade e para a comunidade acadêmica. “Para implementar esse método nós trabalhamos com equações diferenciais que é uma área da matemática. Também passamos pela física, porque todo acontecimento está envolvido pela física”, explica Rosmery.

O professor orientador, Grigori Chapiro ressalta que, apesar do método ainda estar longe de se tornar realidade, ele deve ter seus estudos aprofundados, pois visa a valorização do petróleo ao evitar a construção de poços em excesso. Nesse contexto, a acadêmica destaca que,  há 50 anos atrás, faziam-se muitos poços e extraía-se pouco petróleo. “Mas agora estão com poucos poços extraindo muito mais quantidade. E não é um trabalho apenas de matemáticos, existem engenheiros e muitas pessoas atuando também”, pontua Rosmery.

A pesquisadora revela que sua motivação foi poder ver fisicamente que uma equação pode descrever um acontecimento real. “Por enquanto, estamos trabalhando com um modelo ideal para entender apenas o método. Mais pra frente, queremos trabalhar com o modelo real”, conclui.

Contatos:

Rosmery Violeta Quispe Zavala (mestranda):
rosmery.quispe@hotmail.com

Grigori Chapiro (orientador – UFJF):
grigorichapiro@gmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Grigori Chapiro (orientador – UFJF)
Profa. Dra. Laura Senos Lacerda Fernandez (UFJF)
Prof. Dr. Aparecido Jesuino de Souza (UFPB)

Outras informações: (32) 2102 – 3342 – Programa de Pós-graduação em Matemática