Reitor Marcus David expôs as principais ações dos dois primeiros anos e projetou discussões necessárias para o plano estratégico de gestão até 2020. (foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A Administração Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou, na tarde desta segunda-feira, 3, a série de visitas às Unidades Acadêmicas e Administrativas do campus-base, programadas para durarem até outubro deste ano. A primeira a sediar o encontro foi a Faculdade de Fisioterapia, localizada no entorno da unidade Dom Bosco do Hospital Universitário (HU).

O objetivo dos encontros é discutir e construir coletivamente a proposta de planejamento estratégico da Universidade para o restante da atual gestão – que assumiu o reitorado em abril de 2016 e encerra o mandato em abril de 2020.

Além do reitor Marcus Vinicius David e da vice-reitora Girlene Alves, professores e técnicos da Faculdade, participaram da iniciativa o secretário geral da UFJF, Rodrigo Souza, o Diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Mônica Oliveira, o pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, além do pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure.

Marcus David iniciou sua apresentação expondo as principais ações desenvolvidas pela Gestão nos dois primeiros anos do Reitorado e projetou as discussões necessárias para o desenvolvimento do plano estratégico destinado aos dois próximos anos.

Segundo o reitor, os dois primeiros anos foram marcados por iniciativas de “arrumação de casa”, que envolveram o enfrentamento à crise interna vivida pela Universidade à época.  “O primeiro passo foi tomarmos ações que dessem conta da crise orçamentário-financeira, com processos de reavaliação de gastos e de geração de receitas próprias”.

Marcus David apresentou a estrutura de financiamento de custeio da Universidade que, segundo ele, na atual situação, ainda que se apresente como um modelo que deu conta de equalizar as finanças em época de crise, “caracteriza-se como um modelo de financiamento frágil para as universidades, pois conta com um terço das despesas sendo pagas por receitas próprias e por resgate de créditos anteriores, que são finitos”.

O gestor ainda debateu com os presentes a situação jurídica das obras de ampliação do Hospital Universitário – que encontram-se paralisadas – porém projetou para este ano a liberação gradativa dos entraves jurídicos e o lançamento de editais para a retomada das atividades em determinadas áreas da construção.

Já a vice-reitora da UFJF destacou o papel de cada Pró-reitoria  e Diretoria Administrativa na inserção da Universidade na sociedade, enquanto Eduardo Condé apresentou os objetivos estratégicos da Instituição para os próximos dois anos, que irão nortear as propostas a serem discutidas. “Os objetivos se desdobram em metas e ações, presentes no documento que contém o Plano de Ação da Gestão”, afirma o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças.

Após as explanações, os professores tiveram a oportunidade de fazer perguntas e comentar questões pertinentes à Unidade. Eles ponderaram as necessidades de uma maior integração das Unidades Acadêmicas do campus e de estruturação das faculdades localizadas no entorno do HU, além de solicitarem à Administração Superior informações sobre a melhoria do estacionamento da Faculdade de Fisioterapia.

Também argumentaram as dificuldades de lecionar em unidades fora do campus, como o isolamento e a necessidade de ampliação do estacionamento dos locais, além da criação de áreas verdes e de integração dos alunos, técnicos e professores. Ainda foi mencionada a necessidade de melhorar a sinalização das vias locais e de instalação de equipamentos que garantam acessibilidade para os usuários com deficiência.

As próximas visitas estão agendadas para esta terça-feira, dia 4, às 9h30, na Faculdade de Enfermagem, e às 17h, na Faculdade de Letras. A lista com a programação completa pode ser conferida neste link.