Tenda NASFE Engenharia 2

Novidade nesta edição: estudante de projeto social da Engenharia, Nasfe, explica sobre moradia e serviços oferecidos (Foto: Victor Marcelino/UFJF)

Na manhã ensolarada deste domingo, 2, a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu crianças e adultos no projeto Domingo no Campus. Esta edição contou com atrações já tradicionais, implantação de novos projetos e a retomada de outros realizados anteriormente.

O domingo começou com brincadeiras de rua (jogos de rebater, bola, futebol de botão e de prego), contação de histórias da Tia Nilcéia, gincanas, artesanato e projeto de musicalização do Núcleo de Desenvolvimento Musical Funga Alafia, coordenado pelo professor Estevão Maciel.

Ainda foram realizadas as tradicionais oficinas de montagem de brinquedos com materiais recicláveis, ginástica para idosos e atividades de bordado, tudo isso ao som de músicas tocadas pelo DJ Álvaro Capute.

Em sua primeira participação, Aniria Teixeira Dias, trouxe a filha Cecília Dias, de 1 ano, para aproveitar o domingo de sol. “Agora com o clima melhor fica muito mais fácil sair de casa e aproveitar o domingo com ela, que ainda é pequena. A iniciativa de abrir as portas da UFJF no domingo é excelente, uma vez que Juiz de Fora é carente de opções de lazer, sendo que aqui é um espaço seguro e com fácil acessibilidade.”

Os participantes ainda puderam conferir a retomada do projeto de treinamento profissional “Dente da gente: educação em saúde”, realizado por alunos de Odontologia da UFJF, que deu orientações sobre como ter uma boca saudável.

“Enquanto pudermos participar do Domingo no Campus, estaremos dispostos, pois aqui conseguimos disseminar informação, tirar dúvidas quanto à escovação e distribuir material de higiene bucal, principalmente para uma parcela de pessoas advinda de comunidades carentes do entorno, completando o serviço que já realizamos em creches, escolas, institutos beneficentes e afins”. Os interessados em receber o projeto devem encaminhar e-mail para o endereço dentedagente.ufjfodonto@gmail.com.

Novos projetos

Tenda NASFE Engenharia

Educação ambiental desde cedo: projeto envolve estudantes na troca de saberes sobre reciclagem (Foto: Victor Marcelino/UFJF)

Uma novidade do Domingo foi a inclusão do projeto de extensão do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária “Recicle: técnicas sustentáveis e troca de saberes”, coordenado pelo professor Samuel Rodrigues de Castro. O foco é a educação ambiental com a comunidade do entorno da UFJF.

O projeto, que surgiu através de demanda de catadores juntamente a então professora da Faculdade de Serviço Social, Ana Lívia Coimbra, já colabora com a Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Ascajuf) no processo de implementação da coleta seletiva na Universidade e da Agenda Ambiental da Administração Pública.

“Repassar a ideia de educação ambiental e preservação do meio ambiente, assim como disseminar essas ideias junto a crianças e adultos aqui presentes é essencial, ainda mais nessa etapa inicial do nosso trabalho, em que colhemos insumos para a melhoria contínua”, destacou a bolsista do programa Rayza Oliveira.

Esta edição do Domingo no Campus contou ainda com a participação do Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe), composto por alunos e professores da UFJF. O núcleo atende famílias com renda de até três salários mínimos, provendo assistência técnica e consultoria gratuitas para problemas e projetos de engenharia e arquitetura.

“O clima aqui é muito bom porque conseguimos abranger crianças e adultos das mais diversas faixas sociais. Amplia nossa atuação, que trata a temática da educação ambiental em quatro visitas programadas em escolas públicas, permitindo expandir a conscientização e aumentar nossa entrada na comunidade”, salientou a supervisora de educação do Nasfe, Mariana Silva Gomes. Para saber mais sobre o Núcleo, basta acessar o site e a página no Facebook.

Para a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, o Domingo no Campus é a ponte entre a sociedade e os projetos que atendem as mais diversas demandas. “Esses projetos são desenvolvidos cotidianamente na cidade, mas com o Domingo no Campus conseguimos dar visibilidade a eles, de modo a estendermos as possibilidades de atuação com a população que mais carece desses serviços”.

Cãominhada e Associação Herculano Pires

Edwaldo Sérgio - boné azul - e crianças da Associação

Participantes da Associação Herculano Pires aproveitaram a manhã no campus (Foto: Victor Marcelino/UFJF)

Além das atividades do projeto, a Praça Cívica da UFJF recebeu 40 estudantes da Associação Herculano Pires. Trazidos para o projeto por um ônibus da UFJF, os estudantes puderam desfrutar das brincadeiras e atividades do projeto.

Desde 2011 a associação atende 125 crianças e jovens, entre 3 e 21 anos, dos bairros Jardim Gaúcho, Vale Verde, Arco-íris e Sagrado Coração. São realizadas atividades voltadas à educação, como debates, oficinas, minicursos e passeios.

“A intenção é oportunizar aos educandos uma relação com a cidade diferente, com a própria UFJF, que na perspectiva deles é distante, e sociabilizar com outras pessoas e outras manifestações culturais”, destacou o coordenador pedagógico e voluntário do projeto, Edwaldo Sérgio.

Participante da Cãominhada 1

Domingo também é dia de Cãominhada (Foto: Victor Marcelino/UFJF)

O espaço da Praça Cívica ainda foi compartilhado com a Cãominhada, organizada por Soraya Okavo, Regiane Lima e Wérica Matheus, aberto ao público, que somou 90 participantes.

“Nossa intenção foi integrar o animal à atividade física, aproximando as famílias do esporte, tornando o ambiente acolhedor, o que combina muito com o espaço escolhido. Ter feito esse evento junto ao Domingo no Campus foi importante, pois o espaço conta com ambiente amplo e grande circulação de pessoas, principalmente crianças”, salientou Wérica.