Da esquerda para a direita: Prof. Marcelo Leonardo dos Santos, Arturo Léon Fernandes (mestrando), Prof. Nelson Dantas Louza (orientador) e Prof. Willian Versolati França (foto: arquivo pessoal)

Oferecer soluções viáveis para auxiliar no raciocínio matemático é um dos desafios de professores do ensino básico. Nessa perspectiva, o pesquisador Arturo Léon Fernandes desenvolveu sua dissertação no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O acadêmico buscou uma nova maneira de relacionar a teoria com a representação visual e prática. Para esse trabalho, recorreu ao software GeoGebra, programa que reúne recursos matemáticos diversos, com o intuito de facilitar a compreensão das funções quadráticas, exponenciais e logarítmicas.

O respaldo teórico da investigação se baseia na revisão da literatura de obras sobre o ensino da matemática e da inclusão da informática na educação. A associação do conteúdo das funções as suas representações gráficas é uma barreira para os alunos. A aplicação do GeoGebra foi um caminho encontrado para romper essa barreira.” De acordo com o acadêmico, os resultados da pesquisa foram positivos e atingiram uma assimilação satisfatória do conteúdo para os 50 alunos  das turmas de nono ano e do ensino médio de duas escolas da rede privada de Juiz de Fora. “A compreensão dos assuntos pelos alunos ocorreu de forma bem interessante, pois despertou a curiosidade e o interesse investigativo”, destaca Fernandes.

Quanto ao retorno social do estudo, o pesquisador acredita que a dissertação pode oferecer o conhecimento de uma ferramenta auxiliar ao ensino da matemática, inovadora não apenas para os professores, mas cativante para os estudantes. Ele pontua, ainda, que a aplicação do software na educação contribui para diminuir a distância entre a matemática do ensino médio e do ensino superior. “É uma alternativa de tornar a disciplina mais palpável, despertando o raciocínio lógico matemático com um recurso da informática.”

Contatos:
Arturo Léon Fernandes (mestrando)
arturoleon28@hotmail.com

Nelson Dantas Louza Junior  (orientador – UFJF)
nelson.louza@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Nelson Dantas Louza Junior  (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Willian Versolati França (UFJF)
Prof. Dr. Marcelo Leonardo dos Santos Rainha (UFRJ)

Outras informações: (32) 2102-3308 – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional