Nesta sexta-feira, 24, às 10h da manhã, o anfiteatro Escadinha da Faculdade de Engenharia recebe a professora Maria Carmem Lemos, da Universidade de Michigan, para uma palestra gratuita e aberta ao público com o tema “Usabilidade e uso da informação científica: coprodução, barreiras e oportunidades”.

O organizador do evento e professor da faculdade de Engenharia, José Castañon, destaca a importância de se discutir a temática com uma pesquisadora de ampla experiência. “Estamos cercados de inúmeras bases de dados e informações científicas, como a plataforma Lattes. Mas como usar a autoria? Como usar a coautoria? Como usar todas as informações? Esses e outros pontos serão trabalhados por ela”, explica Castañon.

A pesquisadora convidada possui mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), além de passagem como professora pesquisadora pelo Instituto de Mudanças Ambientais (Environmental Change Institute) da Universidade de Oxford, Reino Unido. Sua pesquisa tem como foco estudos de políticas ambientais na América Latina e nos Estados Unidos, especialmente as dimensões humanas de mudanças climáticas (vulnerabilidade e adaptação), a coprodução de ciência e o papel do conhecimento científico no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas ambientais.

A palestra é organizada pelo Núcleo de Ergonomia e Sustentabilidade em Transportes (Nest) e pelo Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído (Proac).

Outras informações: (32) 2102-6465 – Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído (Proac)