Evento para apresentar a competição ocorre no anfiteatro do Direito (Imagem: Divulgação)

Com o objetivo de apresentar o Hult Prize para alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocorre neste sábado, 25, o primeiro encontro presencial do Hult Prize UFJF. A organização oferecerá capacitações para fomentar o espírito de liderança e o empreendedorismo necessários para a competição. A programação ocorre durante toda a tarde no anfiteatro da Faculdade de Direito. A participação no evento é gratuita, aberta ao público e confere certificado.

A programação do primeiro encontro conta com palestras, das 13h até as 17h15, com intervalo para coffee break no meio da tarde. Também será possível realizar a pré-inscrição para o Hult Prize na ocasião, no entanto, a abertura para o envio de projetos só estará disponível a partir do dia 1º de outubro.

Para o integrante da organização do Hult Prize UFJF, Rafael Rezende, a participação na confraternização é importante até mesmo para quem não tiver equipe formada. “O encontro é aberto para todos os estudantes da UFJF, mesmo aqueles que não estiverem decididos a participar do Hult Prize, mas que tenha interesse em aprender e assistir às palestras e, talvez, formar equipe. Nesse primeiro momento, é importante tirar dúvidas e se capacitar, não só para a participação na competição, mas também como um aprendizado para outras situações relacionadas à empreendedorismo que possam ser úteis para a vida profissional”.

As inscrições para o evento presencial estão disponíveis até o dia da realização do encontro.

A participação no evento, considerado o “prêmio Nobel dos estudantes” pode acontecer, também, no auxílio à organização do projeto em Juiz de Fora. O edital para a seleção de organizadores externos, que já foi divulgado, segue disponível para inscrições até a próxima sexta-feira, 24, para alunos com qualquer tipo de vínculo com a Universidade, conferindo certificado com carga horária de 70 horas.

A competição

O Hult Prize é um evento mundial de empreendedorismo que surgiu de uma parceria entre a Hult Prize Fundation, a The Clinton Foundation e a ONU e, em 2018, ocorre pela primeira vez na UFJF. O objetivo da iniciativa é incentivar a criatividade estudantil para a criação, por meio de startups, de soluções inovadoras para questões sociais da atualidade. Com fases qualificatórias no Brasil e no exterior, a iniciativa oferece prêmio de U$ 1 milhão para a realização do projeto vencedor, além de proporcionar aos estudantes envolvidos a troca de experiências com empreendedores de mais de 150 países.

Para participar do Hult Prize, é necessário a formação de equipes com três ou quatro membros, sendo a única exigência ser aluno da graduação ou da pós-graduação da UFJF, incluindo residentes do Hospital Universitário (HU). O desafio a ser resolvido pela equipe será divulgado em setembro e o envio dos projetos ocorrerá no prazo de 1º de outubro a 16 de novembro.