Esta é a primeira visita de alunos do Ensino Médio após as férias acadêmicas (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu nesta quinta-feira, 23, estudantes da Escola Bom Jesus Canarinhos, da cidade de Petrópolis (RJ). A visita contou alunos do 3º ano do Ensino Médio, com idades entre 17 e 18 anos. As atividades do Programa de Visitas começaram às 9h no auditório da Faculdade de Letras e os estudantes conheceram o Restaurante Universitário (RU), o Museu da Farmácia, as faculdades de Economia e de Odontologia, entre outras.

A visita começou com uma palestra em que foram abordadas questões sobre o ingresso na Universidade pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de dúvidas como funcionamento do sistema de cotas, ponto de corte de cada curso e apoio estudantil.

Após a palestra, os alunos seguiram para almoçar no Restaurante Universitário (RU). A visita seguiu com um tour pelo campus. Na parte da tarde, os estudantes foram divididos em dois grupos para conhecer as faculdades, o museu e empresas juniores. O professor de matemática do colégio, Rosenberg Coutinho, destacou a importância da visita para a escolha profissional dos estudantes. “Quando o aluno vivencia o campus, o ambiente universitário e os laboratórios da área que ele pretende cursar, ele vai decidir se essa é a decisão certa ou vai repensar e tomar outra decisão.”

A aluna Vitória Kaizer, de 17 anos, pretende cursar Psicologia na UFJF e relatou que não tinha conhecimento de muitos assuntos abordados na palestra. “Achei interessante, por exemplo, o auxílio estudantil para pessoas que vêm de outra cidade. Também gostei da parte de intercâmbio. Não sabia que havia essa possibilidade.”

O Programa

O Programa de Visitas é realizado pela Diretoria de Imagem Institucional e acontece ao longo de todo ano. As visitas têm roteiro personalizado, escolhido pela UFJF, juntamente com a instituição de ensino participante. O objetivo é apresentar o campus para estudantes de ensino médio de cidades vizinhas.

Após pausa para as férias acadêmicas, o programa recebeu sua primeira visita no segundo semestre do ano.

As escolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Universidade pelo e-mail: visitas@comunicacao.ufjf.br ou entrar em contato pelo telefone (32) 2102-3966. A agenda de visitações já está fechada e abre novamente no próximo ano.

Outras informações: (32) 2102-3967 – Diretoria de Imagem Institucional