(Imagem: Campanha Pism 2019)

Faltando uma semana para o fim das inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019, os candidatos ainda podem ter dúvidas sobre os procedimentos para as provas. O portal da UFJF selecionou algumas das perguntas mais frequentes para tentar sanar essas questões. As inscrições vão até as 18h do dia 27 de agosto.

Não tenho Cadastro de Pessoa Física (CPF). Posso realizar minha inscrição no Pism 2019?

Não. Para se inscrever no Pism 2019 é necessário possuir CPF. Os candidatos que ainda não o tenham devem providenciá-lo o quanto antes. O documento é indispensável, porque a inscrição para o Pism 2019 só poderá ser feita com o CPF do candidato. Não é permitido o uso do documento de terceiros, como pais ou responsáveis.

Posso mudar dados cadastrais, como nome, CPF, data de nascimento e e-mail?

Com a nova Área do Candidato, é possível alterar dados cadastrais até a data limite para as inscrições. Mesmo depois do pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), os candidatos vão poder mudar dados como grupo de cotas, curso desejado, necessidade ou não de atendimento especial e cidade escolhida para fazer a prova. Informações pessoais como CPF, nome, data de nascimento e e-mail também poder ser alterados até o dia 27 de agosto.

Posso fazer a inscrição e entregar documentação presencialmente nos campi da UFJF?

Não. Todo o processo de inscrição será feito exclusivamente on-line, assim como as solicitações de atendimento especializado (incluindo sabatistas) e nome social. Para isso, o formulário de inscrição on-line conta com meios de anexar documentos digitalizados necessários para os tipos de requerimentos, como laudos médicos e atestado comprobatório de confissão religiosa.

Entrei com a documentação pedindo isenção de pagamento da inscrição. O que acontece se meu pedido foi INDEFERIDO?

Ter o pedido indeferido significa que você não conseguiu a isenção. Assim, é preciso gerar, no mesmo site do cadastramento da inscrição, a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar normalmente o pagamento da taxa até as 20h do dia 28 de agosto. O prazo é o mesmo daqueles que não solicitaram a isenção do pagamento.

Fiz minha inscrição e imprimi o boleto. Posso pagar em qualquer banco?

O pagamento do boleto do Pism 2019 deve ser feito exclusivamente no Banco do Brasil, até as 20h do dia 28 de agosto.

Após fazer a inscrição e efetuar o pagamento do boleto, como confirmo se estou inscrito?

O comprovante definitivo de inscrição, prova do deferimento e efetivação da inscrição em quaisquer dos módulos, deve ser impresso pelo candidato a partir das 15h do dia 20 de novembro até as 12h do dia 1 de dezembro, no site da Copese. Em nenhuma hipótese esse comprovante definitivo será enviado particularmente ao candidato, seja qual for o meio (Correios, e- mail, etc.).

Posso pedir segunda opção de curso na inscrição?

Não. Somente candidatos ao curso de Música que não sejam aprovados na prova de habilidade específica podem usar a segunda opção de curso, que deve ter sido informada na inscrição.

Posso usar lápis ou lapiseira para o desenvolvimento das respostas?

Não. Nesta edição, os candidatos estão proibidos de entrar nos locais de prova com lápis. Somente são permitidos caneta azul ou preta de corpo transparente e régua também transparente. A intenção é evitar que os candidatos façam parte da prova a lápis e não tenham as respostas corrigidas, como previsto no edital. Além disso, junto ao candidato, também serão permitidos alimentos, água em garrafa transparente sem o rótulo e medicamentos caso necessário.

Posso levar meu caderno de provas para casa?

Sim. Uma das novidades para as provas do Pism 2019 é que os candidatos poderão levar o caderno de provas para casa ao final do exame. Para isso, cada concorrente irá receber um caderno de provas, com as questões a serem respondidas, e um folha de respostas com espaço para as questões de múltipla escolha e para as perguntas discursivas.

Zerei provas do Pism I ou do Pism II. Já estou fora do processo ou posso realizar a inscrição?

Os alunos que zeraram qualquer prova dos módulos I e II não estão excluídos do processo seletivo e podem realizar a inscrição no Pism 2019.

Estudei meu ensino médio em escola particular com bolsa integral. Tenho direito às cotas?

Não. Somente alunos de escolas públicas podem se candidatar aos grupos de cotas.

Quais critérios serão avaliados para validar o pedido por grupos de cotas para pessoas com deficiência e para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas ?

A edição do Pism deste ano conta com uma comissão que irá avaliar as declarações de candidatos que se inscreverem em grupos para pessoas com deficiência e pessoas que se autodeclararem pretas, pardas ou indígenas. Os candidatos passarão por uma banca de verificação de veracidade da autodeclaração, a partir de alguns critérios como fenótipo, ascendência direta e histórico sobre vivências de discriminações e preconceitos por conta da condição parda. O procedimento é obrigatório para a efetivação da matrícula e a não confirmação da veracidade implica em perda da vaga. A medida será tomada para garantir que as vagas sejam destinadas somente às pessoas que têm direito a elas.

Gostaria de realizar minha inscrição com o nome social. Como devo proceder?

Para usar nome social, é necessário que o candidato, durante a realização de sua inscrição, marque os campos, indicando essa solicitação, e submeta cópia digitalizada e devidamente preenchida do formulário próprio disponibilizado no site da Copese, até as 18h do dia 27 de agosto, para análise e deferimento. De acordo com o edital, caso o candidato seja menor de dezoito anos o formulário deverá conter a assinatura dos pais ou responsável, juntamente com uma cópia do documento de identidade do responsável.

Preciso de atendimento ou de condição especial para realizar a prova. O que faço para obter esse direito?

O candidato deve, no ato do cadastramento da inscrição, informar se necessita de atendimento ou de condições especiais para a realização das provas, assinalando os itens referentes a essa demanda no momento da inscrição. Em seguida, é preciso submeter, no próprio sistema de inscrição, cópia digitalizada dos laudos médicos, quando estes forem necessários. O prazo para solicitação do Atendimento Especial vai até as 18h do dia 27 de agosto de 2018. Até a data limite, o candidato pode alterar essa opção na Área do Candidato.

Outras informações: (32) 2102-3755/ 3738 (Copese)
Edital Pism 2019