São 120 obras expostas no Forum até dia 31 de agosto (Foto: Franciane Lúcia)

Em comemoração ao mês do folclore, o Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe a mostra “Folclores Regionais”. A exposição que pode ser visitada até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

São 120 obras de estatuária reunidas em diversos núcleos temáticos, representando manifestações dramáticas que vão de danças dramáticas  a obras de proteção espiritual.

A mostra

O visitante vai encontrar um mosaico da cultura brasileira em regiões do norte ao sul do país. Agrupados em manifestações de danças dramáticas, das quais se destacam o “Bumba meu boi” e o “Boi de mamão”; de representações religiosas, como a Congada e a Folia do Divino, e um setor de obras de proteção com figas e carrancas.

Com diversas obras anônimas, pertencente ao acervo do Museu, a mostra agrega algumas peças assinadas como a de Ana das Carrancas, de Petrolina (PE). Existe, ainda, uma série de danças populares, que engloba Jongo, Maracatu e Frevo.

A criatividade do artista popular é manifestada pela diversidade do material usado. Um bumba em lã e penas demonstra o cuidado com a figuração das personagens. Os artesãos paulistas se notabilizam pelo uso da cerâmica pintada como podemos encontrar no grupo que representa a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes.

O Forum da Cultura fica na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro.

Outras informações: (32) 3215-3850 – Forum da Cultura