Abordando os pontos mais importantes na abordagem médico-paciente e algumas das queixas mais recorrentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Pronto Atendimento (PA), nos dias 28 e 29 de agosto acontece o I Simpósio de Sintomatologia Clínica. Em ambos os dias o evento será realizado a partir das 17h30, no auditório do Centro de Ciências da Saúde, localizado na Faculdade de Odontologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O simpósio visa a destacar o que é mais importante numa abordagem inicial dos pacientes. O método clínico; identificação e tratamento para febre; dores torácicas e nos membros;  perda da função renal; dentre outros assuntos recorrentes no dia a dia da prática médica, serão abordados por especialistas de suas respectivas áreas.

Como explica o estudante do curso de Medicina e membro da comissão organizadora do evento, Ítalo Pereira, “nos primeiros semestres de nosso curso, apesar de já ter contato com pacientes, ainda estamos cursando disciplinas introdutórias e não temos um conhecimento amplo sobre como lidar com suas demandas.” O simpósio supre essa necessidade fazendo um apanhado sobre as principais queixas levantadas no atendimento e como agir em cada situação, sendo interessante também como “revisão para os alunos mais adiante no curso”, retomando a importância da relação médico-paciente para além do diagnóstico.

O evento é uma iniciativa do comitê da International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA) na UFJF. A IFSMA é uma organização não-governamental que representa associações de estudantes de medicina de todo o mundo, fundada em maio de 1951 e presente em mais de 120 países. No Brasil, atua representando estudantes de medicina brasileiros frente a diversas entidades, contribuindo com sua formação médica para além do ambiente acadêmico e lutando pela promoção em saúde, além de realizar intercâmbios estudantis clínico-cirúrgicos e de pesquisa, tanto nacionais quanto internacionais.

Na UFJF, o comitê da IFSMA foi criado em 1995. Sendo reconhecido pela Faculdade de Medicina e pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), suas ações são focadas em intercâmbios e no desenvolvimento de campanhas e projetos, principalmente, na área de educação médica e saúde da população da cidade.

Aluna de Medicina e presidente do Comitê Local, Maria Coimbra ressalta que decidiu participar da IFMSA pelos princípios que ela defende. “Como estudante de medicina, eu acredito que devo oferecer um pouco mais à sociedade. Através do comitê eu tenho a possibilidade de ajudar outras pessoas enquanto eu ganho experiência na prática da profissão.” Ela é membro desde o primeiro período e conta que tem sido uma experiência muito gratificante, “tanto pessoal como academicamente. Um intercâmbio com estágio na área médica é algo bastante difícil de se conseguir, e participar da IFMSA me deu a chance de ter essa vivência e aprimorar minha formação.”

O comitê da IFSMA na UFJF tem diversos projetos de extensão aprovados pela Universidade, como o Calouro Solidário, que arrecada alimentos e roupas para instituições juiz foranas, e o Hospital do Ursinho, em que os estudantes do curso visitam escolas para estreitar a relação dos médicos com as crianças e superar seus medos por hospitais e consultórios. Além disso, frequentemente também são realizadas campanhas sobre conscientização e mesas de debates.

O I Simpósio de Sintomatologia Clínica acontece nos dias 28 e 29, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Faculdade de Odontologia. As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas através do seguinte formulário.

Confira aqui a programação completa.

Outras informações: (32) 2102-3841 (Faculdade de Medicina)

ifmsabrazilufjf@gmail.com

(IFSMA UFJF)