Docentes, alunos e servidores recordam trajetória do curso e comemoram conquistas de espaço e autonomia (Foto: Gustavo Tempone)

Enquanto os termômetros chegavam aos 15º C nas redondezas da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facfisio), o clima era caloroso no interior do prédio, que recebia a comemoração dos 25 anos do curso de Fisioterapia, na última sexta-feira, 17.

Iniciando a cerimônia (e dando o tom descontraído e festivo da ocasião), um vídeo relembrou o longo caminho da Facfisio e comemorou os avanços nos diversos programas de pesquisa e atendimento desenvolvidos na faculdade. Em seguida, a professora Cyntia Correa, formada na primeira turma do curso, inaugurou as falas da mesa.

“Nós começamos pequenos, em agosto de 1993, buscando atender às demandas de saúde locais. Quando abrimos o primeiro concurso público, no ano seguinte, tínhamos apenas três professores efetivos, vários substitutos e convidados”,  relembrou Cyntia. Agora – contando com seu próprio espaço, inaugurado há dois anos -, a faculdade ampliou o número de docentes efetivos para 18, além de conquistar inúmeros avanços na estrutura de ensino e pesquisa.

Confira mais imagens aqui

“Com o novo prédio, conseguimos maior autonomia financeira e administrativa. Temos orgulho de nossa trajetória, de nossos professores, discentes, nossos técnico-administrativos e funcionários. Trabalharemos sempre para a qualidade da saúde pública. A comemoração dessa data serve como reconhecimento desse caminho, e como incentivo para o contínuo crescimento.”

Paula Chagas apontou que chegar aos 25 anos é um marco importante para um curso pioneiro na Zona da Mata (Foto: Gustavo Tempone)

Observando os êxitos da faculdade, a professora Paula Chagas apontou que chegar aos 25 anos é um marco importante para um curso pioneiro na Zona da Mata. “Termos nos tornado uma Faculdade, em 2010, e conseguir esse prédio, nossa própria casa, em 2016, nos ajuda a contribuir verdadeiramente com a sociedade, avançando com nosso Mestrado (também jovem) e com a pesquisa em Juiz de Fora.”

Entre recordações e expectativas para o futuro, a diretora da Facfisio, Maria Alice Caldas, agradeceu o apoio da UFJF e da Faculdade de Medicina, desde as dificuldades da inauguração do curso. Ressaltou, também, a importância da ênfase da faculdade em ações públicas. “A cidadania e a saúde não estão dadas, elas precisam ser permanentemente defendidas. Estão a caminho alguns anos mais difíceis, mas devemos continuar na bravura dessa luta.”

“É um momento de festividade, de encontrar pessoas queridas e comemorar, concluindo todo o trabalho desempenhado para estarmos aqui. Nós, como temos turmas pequenas, formamos cerca de 700 alunos ao longo desses 25 anos, hoje em lugares onde nunca havíamos pensado, ocupando posições de destaque que nos deixam orgulhosos.”

Representando os estudantes da Facfisio, Matheus Rodrigues Martins, presidente do Diretório Acadêmico, comemorou as conquistas da faculdade em paralelo ao maior protagonismo da profissão no campo da saúde. Enquanto o professor Diogo Felicio, egresso do curso e atual coordenador, ressaltou a importância das “várias mãos que construíram essa história”.

“Como tive a oportunidade de me formar aqui, ainda em 2006, e agora de atuar como coordenador no curso de Fisioterapia, percebo um avanço muito grande na estrutura física, na formação dos recursos humanos e nas oportunidades que podemos oferecer aos estudantes. Nós próximos 25 anos, a expectativa é consumar todo o potencial dessa faculdade.”

Confira um pouco da história do curso:

Finalmente, a cerimônia passou à entrega de homenagens aos diversos profissionais que contribuíram e contribuem para a construção do curso – entre estudantes e professores, técnicos e funcionários -, como o professor aposentado e ex-reitor da UFJF, Renê Gonçalves de Matos. “Como diretor da Faculdade de Farmácia, acompanhei quando o curso foi criado, buscando suprir uma necessidade de Juiz de Fora, porque a área de saúde requeria isso.”

“A Facfisio vem se destacando pela qualidade dos docentes e funcionários envolvidos e profissionais formados no curso, agora acolhidos nesse prédio novo”, Destaca Renê Matos (Foto: Gustavo Tempone)

“Desde então, a Facfisio vem se destacando pela qualidade dos docentes e funcionários envolvidos e profissionais formados no curso, agora acolhidos nesse prédio novo. Aliás, Universidade é feita para esses alunos, então é importante que seu espaço tenha condições de acolher condignamente esses estudantes”, apontou o ex-reitor.

Encerrando a cerimônia, o reitor Marcus Vinicius David parabenizou a Facfisio pela dedicação às ações de ensino e pesquisa, durante toda sua história. “Normalmente, nessas ocasiões, venho falando sobre as dificuldades que a Universidade Pública vem enfrentando, nos últimos tempos. Mas, nessa ocasião festiva (e porque todos aqui conhecem bem essas dificuldades), quero mudar um pouco o tema e parabenizar a Faculdade de Fisioterapia.”

“É uma data marcante para a Universidade, comemorar os 25 anos de uma faculdade que vem demonstrando um grande desenvolvimento acadêmico. Quando a Universidade consegue criar cursos procurando cobrir todas as áreas de formação profissional e conhecimento, ela cumpre efetivamente seu papel”, concluiu.