Reitor Marcus David (ao centro) no momento da assinatura do novo diretor Cláudio Roberto Fóffano  (Foto: Twin Alvarenga)

A Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oficializou seus novos diretores em cerimônia realizada na quarta-feira, dia 16. Os professores Cláudio Roberto Fóffano e Fernando Perobelli assumiram, respectivamente, como diretor e vice-diretor da unidade acadêmica, substituindo o mandato dos professores Lourival Batista de Oliveira Júnior e Suzana Quinet de Andrade Bastos. Além dos citados, estiveram presentes na solenidade o reitor Marcus David, pró-reitores, diretores de outras unidades acadêmicas, docentes do curso e estudantes.

Após a assinatura do termo de posse, o ex-diretor e professor Lourival Batista de Oliveira abriu espaço para considerações sobre a transição. Ele relatou estar “honrado e imensamente feliz por ter tido a oportunidade de estar à frente do desenvolvimento da unidade acadêmica e completar agora essa etapa tão importante e necessária”. Além de parabenizar os novos gestores e falar sobre o senso de pertencimento e ligação afetiva que se formam depois de longos anos de trabalho em uma instituição, refletiu sobre possibilidades para o financiamento do desenvolvimento da tecnologia e da inovação nas universidades brasileiras.

Oliveira fez também um discurso emocionado sobre o atual momento político do país e dos ataques sofridos pela educação pública. Declarou que muitos avanços foram obtidos nos últimos anos, tanto pela Faculdade, que se separou da Faculdade de Administração, quanto pelas universidades, mas completou dizendo que “apesar da minha felicidade pelo que já foi feito, preciso reconhecer que é incompleto, insuficiente e demanda mais.” Ele concluiu num tom otimista, quando afirmou que sua “esperança é alicerçada na competência e caráter da equipe que agora assume a direção da Faculdade de Economia”.

Otimizar serviços

Em seguida, o novo diretor da unidade acadêmica Cláudio Roberto Fóffano, agradeceu ao professor Oliveira pelas palavras e pelo serviço prestado nesses últimos oito anos. Após isso, discursou sobre suas experiências na Universidade e como elas, sendo assim para todos os alunos e servidores, marcam e moldam suas trajetórias profissionais, mas também pessoais.

Cláudio Roberto Fóffano disse que a ideia é de uma participação coletiva, de modo que a direção não seja um órgão isolado (Foto: Twin Alvarenga)

Sobre suas prioridades na gestão da Faculdade, mencionou a necessidade de “planejar uma execução orçamentária que acontece no mês de setembro, otimizar o serviço administrativo e incentivar cada vez mais a participação da Faculdade em projetos de extensão e atividades com a comunidade exterior à Universidade, não ficando restritos ou somente focados na área acadêmica”. Finalizou comentando sobre a ideia de uma participação coletiva, de modo que a direção não seja um órgão isolado, mas o agregador de todos os setores que compõem a Faculdade.

Ex-aluno e professor da antiga Faculdade de Economia e Administração (FEA) e atualmente professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc), o reitor Marcus David fechou a solenidade relembrando sua passagem pela casa, afirmando ser “uma imensa satisfação estar aqui novamente e rever meus caros colegas neste momento especial.” Ele teceu elogios ao professor Lourival Batista de Oliveira pela atuação, não somente dentro da unidade, mas também com a Universidade, por meio das discussões e grandes questões por ele levantadas nas reuniões e conselhos dos quais participou. Retomou, em seguida, as observações anteriores em relação à situação atual da educação no país, relatando que “a proposta de investimento no sistema de ensino superior público do Brasil para 2019 é equivalente ao valor que era praticado em 2014. Desde lá, tivemos uma grande expansão das universidades, com mais faculdades, mais campus, mais pesquisas e mais alunos.”

Completou dizendo que a verba de financiamento não acompanha a expansão do sistema das universidades, mas que “apesar da forte redução orçamentária, a UFJF consegue manter seu funcionamento com a possibilidade de complementar seu financiamento através de uma receita própria bastante elevada, levantada em grande parte através do Caed, que tem um potencial de contribuição alto.”

Antes de encerrar a cerimônia, o reitor Marcus David declarou que “a defesa do investimento do ensino superior não pode ser feita pensando-se exclusivamente numa formação de alunos de graduação, mas como absolutamente fundamental para garantir as condições de desenvolvimento social do nosso país. É o investimento em ciência tecnologia e nas pesquisas da universidade que vão criar as condições para que o país tenha alguma capacidade de competição soberana no cenário global.”

Com o fim do ato de posse, os presentes foram convidados para uma recepção no saguão do anfiteatro da Faculdade de Economia. Cláudio Roberto Fóffano e Fernando Perobelli assumem a direção da unidade acadêmica e permanecem no cargo até 2022.

Outras informações: (32) 2102- 3541 (Faculdade de Economia-UFJF)