A migração para o novo contrato do plano de saúde suplementar da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começou nessa segunda-feira, 13, no campus sede, e termina no dia 31 de agosto. Para tirar as dúvidas dos beneficiários, estão listadas abaixo algumas das perguntas frequentes.

DEPENDENTES

Quem são meus dependentes?

Todos os membros familiares listados abaixo são considerados dependentes legais, alguns deles também contam com o subsídio do Governo Federal, assim como o servidor titular; outros não. Veja abaixo:

Dependentes com subsídio do Governo:

Esposo(a) ou companheiro(a);

Filho(a) ou enteado(a) até 21 anos (biológicos ou adotivos);

Filho(a) ou enteado(a) entre 21 e 24, solteiro(a) e dependente financeiramente, estudando, mediante apresentação de comprovação de matrícula;

Menor sob guarda;

Filho(a) inválido, de qualquer idade.

Dependentes, porém, sem subsídio:

Filhos ou enteados entre 24 e 30 anos;

Pai, padrasto, mãe ou madrasta do titular (esta é uma novidade. Eles agora passam a ser considerados dependentes, e não precisam estar vinculados como dependentes financeiros no imposto de renda).

Quais são os documentos a serem apresentados para titulares e dependentes?

O titular deve levar apenas seu documento de identidade, caso seus dependentes estejam cadastrados no Siape.

Caso o dependente não esteja cadastrado no sistema, é preciso fazer a inclusão na Gerência de Cadastro, no prédio da Reitoria, portando o formulário de Cadastro de Dependentes.

Para filho(a) ou enteado(a) solteiro entre 21 e 24, é necessário apresentar o comprovante de matrícula e declaração de dependência financeira.

AGREGADOS

Quem são considerados agregados?

Filho(a) ou enteado(a) acima dos 30 anos;

Cônjuge ou companheiros do filho(a) (genro ou nora);

Neto(a);

Enteado(a) do filho do titular;

Filho(a) do enteado do titular;

Irmãos(as);

Cunhados(as);

Sobrinhos(as);

Sogro(a);

Tio(a);

Bisneto(a).

Quais documentos são necessários para incluir os agregados?

Para incluir agregados no plano, é preciso levar cópias do documento de identidade, do CPF e dos comprovantes de grau de parentesco e de vínculo com o servidor (certidões de nascimento e casamento, por exemplo). O atendimento também está sendo feito na UFJF.

Existe diferença do valor do plano para dependentes e agregados?

Sim. As tabelas de valores são diferentes. Por isso, é possível que o agregado tenha um tipo de plano diferente do titular e seus dependentes.

PENSIONISTAS

Para fins de adesão ao plano de saúde, são considerados pensionistas apenas esposas e filhos(as) que recebem pensão mensalmente. Eles não podem incluir dependentes ou agregados no plano. O procedimento para adesão é o mesmo dos titulares.

ATENDIMENTO NA UFJF

Campus Juiz de Fora – Presencialmente de segunda a sexta, das das 8h às 18h, na Central de Atendimento

Campus Governador Valadares – A partir do dia 16 de agosto, das 8h às 18h, na Coordenação de Gestão de Pessoas, na Sede Administrativa, localizada na rua São Paulo, 745, Centro.

On-line – A adesão do titular e seus dependentes pode ser feita pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga 3), desde que não haja agregados a serem incluídos no plano. Ao final do procedimento on-line, é necessário fazer o download de sua adesão, anexando o documento ao seguinte e-mail: adesaoplanodesaude.progepe@ufjf.edu.br. Esta orientação aparece na tela do sistema que ainda está em ajuste para permitir essa funcionalidade.

Quem precisa vir até o atendimento presencial? Apenas o servidor titular. Aqueles que não puderem comparecer dentro do prazo, poderão enviar um representante com procuração registrada em cartório.

Dúvidas

(32) 2102-3933 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas

0800-030-1166 (SAC Unimed JF)

PRAZOS

O atual contrato da Unimed termina no dia 31 de agosto. Assim, após essa data, haverá o encerramento automático do atual contrato e a perda da cobertura.

Aqueles que não fizerem a migração até o dia 31 de agosto perderão a cobertura, porém, poderão aderir ao plano, sem carência, até 30 de setembro. Após essa data, a adesão passa a ter carência, conforme as regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Já os servidores que não quiserem continuar com o plano não precisam se manifestar, o contrato será encerrado automaticamente no dia 31 de agosto.

PLANOS E VALORES

A Unimed JF foi a empresa vencedora do Pregão Eletrônico realizado em julho, oferecendo os menores valores de planos nos três tipos de coberturas (municipal, estadual e nacional).

É possível simular o total do valor do plano durante o atendimento ou consultando a tabela com os novos valores praticados.

É preciso descontar, no caso do titular e dependentes, o valor do subsídio dado pelo Governo (tabela 1). Ele é variável de acordo com a idade e a faixa salarial bruta do servidor.

Veja aqui a tabela com os novos valores Unimed

Os servidores lotados em Governador Valadares devem ficar atentos a cobertura do plano “Municipal”, pois ele refere-se apenas à cidade de Juiz de Fora.

O subsídio é um benefício do servidor e não está atrelado à Unimed JF. No contracheque ele aparece sob o nome de “per capta”. Também é sinônimo do termo “custeio”.

O servidor que optar por um outro plano de saúde, poderá ter o mesmo subsídio, bastando apenas entrar com o pedido de ressarcimento e comprovar as despesas com o plano contratado.

CARTEIRINHA

A carteirinha será encaminhada para a residência do titular no prazo de dez dias úteis. Caso o usuário não a receba no prazo e precise utilizar atendimento médico, basta pedir ao consultório, clínica ou hospital para acionar o SAC da Unimed.

Outras informações:

(32) 2102-3933 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas

0800-030-1166 (SAC Unimed JF)

Leia mais:

Migração para os novos planos de saúde começa no dia 13