Retificada às 8h45 do dia 09/08/2018 com a nova tabela dos planos

Técnico-administrativos em educação e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) poderão aderir ao novo plano de saúde suplementar da Unimed JF a partir da próxima segunda-feira, 13. O prazo para os usuários fazerem a migração de contrato termina no dia 31 de agosto. Após essa data, haverá o encerramento automático do atual contrato e a perda da cobertura.

A partir do dia 13, o atendimento presencial será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Central de Atendimento do campus Juiz de Fora. A migração on-line poderá ser feita a partir do dia 14, por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga 3). Em Governador Valadares, o atendimento presencial começa no dia 16, das 8h às 18h, na Coordenação de Gestão de Pessoas, na Sede Administrativa, localizada na rua São Paulo, 745, Centro.

Duas empresas participaram do processo de licitação e, ao fim dos trâmites legais, a Unimed foi a vencedora com melhor preço. São oferecidas nove opções de planos – municipal (Juiz de Fora), estadual e nacional, sendo cada um deles em apartamento com ou sem coparticipação e em enfermaria com coparticipação.

Veja na tabela os novos valores praticados.

Os servidores também devem observar na tabela o subsídio oferecido pelo Governo Federal, de acordo com idade e faixa de remuneração bruta. Para saber quanto pagará, deve subtrair do valor do plano desejado o subsídio. No momento do atendimento, será possível fazer simulações para a escolha do plano mais adequado aos interesses do usuário.

Aqueles que não fizerem a migração até o dia 31 de agosto perderão a cobertura, porém, poderão aderir ao plano, sem carência, até 30 de setembro. Após essa data, a adesão passa a ter carência, conforme as regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Já os servidores que não quiserem continuar com o plano não precisam se manifestar, o contrato será encerrado automaticamente no dia 31 de agosto.

Documentos para atendimento

O servidor ativo, aposentado ou pensionista deve ir à Central de Atendimento da UFJF e apresentar apenas um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário levar documento dos dependentes, caso eles estejam devidamente cadastrados no Siape. Os titulares que não tiverem dependentes até 20 anos cadastrados no sistema, devem fazer a inclusão na Gerência de Cadastro, no prédio da Reitoria, portando o formulário de Cadastro de Dependentes, disponível no site da Progepe. Se o dependente tiver entre 21 e 24 anos, é necessário trazer o comprovante de matrícula dele em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Para incluir agregados no plano, é preciso levar cópias do documento de identidade, do CPF e dos comprovantes de grau de parentesco (certidões de nascimento e casamento, por exemplo).

O titular que não puder comparecer dentro do prazo, poderá enviar, até 31 de agosto, um representante com procuração registrada em cartório, conforme exigência da Unimed, para que faça a migração na Central de Atendimento da UFJF.

Dúvidas sobre os planos, documentos ou sobre quem é considerado dependente e agregado podem ser solucionadas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Unimed 0800 030 1166 ou pelo telefone da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFJF (32) 2102-3933.

A carteirinha será encaminhada para a residência do titular no prazo de dez dias úteis. Caso o usuário não a receba no prazo e precise utilizar atendimento médico, basta pedir ao consultório, clínica ou hospital para acionar o SAC da Unimed.

Comissão acompanha processo

Em março, a UFJF criou a Comissão de Elaboração e Acompanhamento do Termo de Referência da Nova Licitação do Plano de Saúde, com representantes das entidades de classe e de profissionais com experiência técnica. A intenção foi amparar a elaboração do edital de pregão para escolha da empresa de prestação de serviços de saúde.

O Edital de Pregão Eletrônico nº 047/2018 foi lançado em julho e, após o período de lances e dos prazos recursais, a Unimed foi declarada vencedora do processo.

Representantes dessa comissão continuam acompanhando o trâmites, na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), para que os servidores sejam atendidos da melhor forma. Além disso, para auxiliar no processo de migração, também foi definida a contratação temporária de 12 profissionais, que, sob supervisão da Progepe, atuarão no cadastramento dos usuários.

Outras informações: (32) 2102-3933 – Pró-reitoria de Gestão de Pessoas
0800-030-1166 (SAC Unimed JF)