Começa nesta quarta-feira, 15, a II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, evento que busca promover discussões e propor abordagens ainda pouco exploradas sobre a história e historiografia da sétima arte no país. Com o tema “Produtores e produtoras na história do cinema brasileiro”, a programação conta com diversas mesas-redondas, exibição de filmes, lançamento de livros e homenagens.

A segunda edição da Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro acontece entre os dias 15 e 17 de agosto, no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD-UFJF). Resultado de uma parceria do grupo de Historiografia Audiovisual, da UFJF, com outros grupos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal de São Carlos (Uffscar), o evento este ano dá destaque à figura do produtor cinematográfico.

Coordenador do grupo de Historiografia Audiovisual e organizador do evento, Luís Rocha Melo conta que, no âmbito da pesquisa, “as discussões a respeito da produção costumam se dar em função do realizador”. Ele coloca que, no Brasil, sofremos a influência de “uma linha de pesquisa que privilegia o autor e deixa de lado questões importantes como estratégias de produção e a trajetória de determinadas companhias”.

Os mecanismos de financiamento, a trajetória de produtores e companhias ao longo da história do cinema no Brasil, os primeiros financiadores, as empresas menos conhecidas e determinados aspectos ainda pouco explorados do funcionamento dos grandes estúdios são temas abordados pela Jornada. Para enriquecer o debate, nomes como Rubens Machado (USP), Carlos Roberto de Souza (Ufscar) e Arthur Autran (Ufscar). confirmaram presença e participam das mesas de discussão. Confira aqui a programação completa.

Integrado à Jornada, acontece o II Fórum de Pesquisas em História do Cinema Brasileiro, iniciativa que busca estimular a divulgação de trabalhos e pesquisas realizados em história do cinema brasileiro e promover o intercâmbio entre os pesquisadores da área.  Ele complementa a programação da Jornada, trazendo discussões temáticas voltadas para diferentes tópicos como práticas de ensino, metodologia de pesquisa em arquivo, internacionalização da pesquisa e publicações sobre cinema brasileiro.

Como atrações principais, o Fórum promoverá uma homenagem ao centenário do crítico, cineasta e historiador Alex Viany (1918-1992), com a presença de sua filha, a atriz Betina Viany, e exibição do filme Ana (Alex Viany, 1957), na quarta-feira, 15, às 20h. No mesmo dia, será lançado o site Historiografia Audiovisual, idealizado e organizado pelo Grupo de Pesquisa Historiografia Audiovisual, financiado pelo CNPq, pela Fapemig e vinculado ao Instituto de Artes e Design, com exibição de um filme-surpresa.

Haverá ainda o lançamento em dois volumes do livro Nova História do Cinema Brasileiro, com presença dos organizadores e autores Sheila Schvarzman (UAM), Fernão Ramos (Unicamp) e João Luiz Vieira (UFF) numa mesa de debates. A obra será lançada na sexta-feira, 17, às 16h30, e se configura como um marco na história e historiografia do cinema nacional, contando com textos dos principais autores da área.

Sobre o atual momento político do país, Luís coloca que a realização do evento, assim como outros encontros acadêmicos, é “uma forma de resistência às tentativas de desmonte do ensino público e do exercício de pensamento livre.” Além de tornar visível a produção dos diversos pesquisadores envolvidos, a ocasião traz desdobramentos maiores, pois “ao pautar a história do nosso cinema, estamos tratando também da nossa história”. Ele completa afirmando que a associação entre instituições e a criação de um espaço de questionamento é fundamental para se refletir “sobre nosso passado e presente e encontrar possibilidades de avanço”.

A Jornada em Estudos de História do Cinema Brasileiro acontece no Auditório Geraldo Pereira, no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, entre os dias 15 e 17 de agosto. O evento é aberto e gratuito, porém as vagas são limitadas devido à capacidade do anfiteatro. Antes do início das atividades, haverá uma lista de inscrição disponível para aqueles interessados em receber o certificado de participação, lembrando que, para isso, é necessário comparecer a, no mínimo, cinco mesas de debate.

Mais informações:

Site da Jornada de Estudos de História do Cinema Brasileiro

(32) 2102-3350 – Instituto de Artes e Design (IAD)