Projeto é focado no empoderamento dos idosos e suas histórias e na preservação das memórias das festas populares juiz-foranas (Foto: Divulgação)

“A Jardineira abandonou o meu Jardim, só porque a Rosa resolveu gostar de mim”, lamentava Chiquinha Gonzaga, num longínquo carnaval. Resgatar essas e outras memórias é o propósito do projeto de Extensão “Uma folia que passou em minha vida”, dedicado a  oferecer suporte para as narrativas e memórias de foliões da terceira idade, que retorna para mais um semestre na próxima quinta-feira, 16.

Abrindo as atividades do Folia, a professora Cristina Brandão — da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom-UFJF) — conduz a palestra de abertura, às 14h, na Casa de Cultura. A palestra, seguida de roda de conversa, abordará os impactos e a abrangência do rádio no carnaval brasileiro, fazendo um apanhado histórico da relevância deste meio de comunicação.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora Cláudia Thomé, a programação do semestre ainda conta com oficinas voltadas para o carnaval, palestras sobre a história das festividades e participações de convidados para abranger as diversas narrativas da festa popular brasileira.

O projeto
Apoiado pela Pró-reitoria de Extensão da UFJF, o projeto nasceu em 2017, focado no empoderamento dos idosos e suas histórias e na preservação das memórias das festas populares juiz-foranas.

“No primeiro semestre, trouxemos palestrantes convidados para tratar da história do Carnaval no mundo, no Brasil e em Juiz de Fora. Fizemos rodas de conversa com os idosos e trabalhamos sua memória afetiva em relação a esta festa, sobretudo a partir de sambas e marchinhas”, conta a Cláudia. Ao final do projeto, está prevista uma exposição com os materiais confeccionados ao longo das oficinas, com relatos e registros das folias, em fotos e adereços.

Inscrições
As inscrições para participar são gratuitas e acontecem ao longo do mês de agosto. Os interessados em participar das atividades podem se inscrever na Casa de Cultura, localizada na Avenida Rio Branco, 3372, de segunda a sexta-feira, pela manhã (entre 8h e 11h) ou pela tarde (entre 14h e 17h). Também é possível efetivar a inscrição por meio do e-mail cronistas.da.terceira.idade@gmail.com. As vagas são limitadas.

Outras informações:
Uma folia que passou em minha vida
(32) 3215-4694 (Casa de Cultura)