Reitor recepcionou estudantes do campus avançado nesta terça. (Foto: Dante Rodrigues)

Cerca de 200 calouros que agora integram a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram recepcionados, nesta terça, 14, durante evento de acolhida e boas-vindas no campus GV. Os novos estudantes receberam informações acadêmicas, orientações sobre assuntos estudantis como carteirinha e Restaurante Universitário, e contaram ainda com votos de boas experiências e realizações, repassados pelo reitor da UFJF, prof. Marcus David, e pelo diretor-geral da UFJF-GV, prof. Peterson Andrade.

Marcus David enfatizou a importância da fase acadêmica que se inicia. (Foto: Ivan Bretas)

Em sua fala, Marcus David reforçou a responsabilidade dos estudantes em devolver todos os investimentos feitos pela sociedade em uma instituição pública de ensino. “Ao se graduarem, vocês vão promover o desenvolvimento da região onde estão inseridos, vão prestar serviços a uma sociedade que se empenhou em custear seus estudos e que acredita em vocês”. Em um dos momentos descontraídos da cerimônia, o reitor aproveitou para frisar a relevância do período acadêmico na vida dos estudantes: “é totalmente possível conciliar os estudos e a vida fora da Universidade. Esse é o período de fazer amizades, conhecer futuros amores, planejar e construir a trajetória de vocês. Aproveitem essa fase que se inicia agora”, orientou.

Peterson reforçou a importância do trabalho conjunto na UFJF-GV. (Foto: Ivan Bretas)

Peterson destacou a realização de um trabalho conjunto entre discentes, docentes e técnicos, e reforçou a importância de se construir um ambiente de cooperação na Universidade. “Juntos, em menos de seis anos de experiência na UFJF-GV, conseguimos avançar e alcançar os objetivos propostos. Nossos resultados nas avaliações do MEC e no Enade reforçam esse sentimento de conquista”, pontuou.

Lucas repassou orientações aos novos estudantes. (Foto: Dante Rodrigues)

O psicólogo Lucas Nápoli esclareceu as principais informações úteis para quem ingressa na Universidade, tais como localização das unidades acadêmicas e secretarias, meios de acesso aos serviços da Universidade e ainda modalidades de apoio oferecido aos estudantes. Na ocasião, a discente do 5º período de Direito, Janaina Vieira, ressaltou a disponibilidade da atual gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE) em apoiar a comunidade acadêmica, “servindo como uma ponte entre a representação estudantil e a reitoria da UFJF”.

Evento contou ainda com apresentações musicais (Foto: Dante Rodrigues)

Além de apresentações musicais comandadas por estudantes do campus avançado e integrantes do Coral Universitário, os participantes conheceram mais sobre projetos como Almoço com Cantoria e História em Movimento, ambos realizados pelo setor de Comunicação, Cultura e Eventos da Instituição.

Para mais imagens do evento, clique aqui