“Sonho rubro” em Trindade, no Estado do Rio de Janeiro (Foto: Milo Sabio)

“Cantos e recantos”, exposição do Clube dos Fotógrafos Amantes da Natureza, será inaugurada nesta terça-feira, dia 14, na Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As visitações poderão ser feitas até o dia 24, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, com entrada gratuita.

Milo Sabião, Semirâmis Marques, Mônica Bara, Maria Ribeiro Botti, LH. Moreira, A. Marques e Renato Miranda nos brindam com 33 fotografias. A 18ª exposição do Clube dos Fotógrafos é uma ode aos cantos e recantos mais íntimos de nossas memórias. Depositamos nos lugares em que visitamos um pouco de nossa essência, por meio de alegrias, dificuldades e instantes de reflexão. Cada momento guardado em nossa memória ou capturado por lentes. Seja nas cores quentes de um pôr do sol em Trindade (RJ), nas dunas de areia branca em Jericoacoara (CE) ou em todo o verde do Parque Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora. Cada fotografia evoca sentimentos diferentes, traduzindo as emoções tanto de quem fez o registro, quanto de quem admira as obras.

“Calmaria”, na Ilha de Paquetá, no Estado do Rio de Janeiro (Foto: Mônica Bara)

Segundo uma das integrantes do Clube, Semirâmis Marques, “fotografia é memória. São momentos capturados e eternizados. Quando o espectador olha uma fotografia, ela tem a capacidade de despertar lembranças nesse observador”. Nesse ponto, a subjetividade do olhar fotográfico e as emoções do espectador se cruzam.

Galeria de Arte

O espaço nobre, localizado no segundo pavimento do Forum da Cultura, reúne as diversas manifestações artísticas, com exposições regulares de artistas consagrados e também em artistas em início de carreira, que buscam espaço para divulgação de suas obras.

Atendendo às exigências de edital, artistas e coletivos utilizam-se da Galeria para expor seus trabalhos ao público juiz-forano e aos turistas de outros estados e países que, em passagem pela cidade, visitam o casarão histórico do Forum da Cultura.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.

Outras informações:  (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)