O Bacharelado em Música, modalidade violão, do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu conceito 4 na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). O conceito máximo que pode ser emitido por essa avaliação é 5, sendo que todos os requisitos avaliados relativos ao curso foram considerados de boa qualidade.

O conceito emitido pelos avaliadores do Inep, que visitaram as dependências do IAD entre os dias 8 e 11 de agosto, renova o reconhecimento do curso de Música-Violão como apto para a emissão de diplomas e formação de profissionais. O MEC não reconhece faculdades avaliadas com conceitos 1 e 2.

A visita dos avaliadores leva em consideração os conceitos obtidos em três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. As variáveis obtiveram as notas 4,43; 4,64; e 3,43, respectivamente.

Para a coordenadora do Bacharelado em Música, Luana Oliveira, a nota é resultado do esforço e dedicação do corpo técnico e docente, no sentido de oferecer um curso de bacharelado mais completo possível, “atendendo à necessidade de uma formação sólida e abrangente dos nossos bacharelandos. Isso nos traz a certeza de que o trabalho de fortalecimento do curso tem sido reconhecido pelo MEC e que os esforços da coordenação e dos professores foram empreendidos na direção correta”.

Já a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michéle Farage, destaca a implementação da avaliação de atividades acadêmicas via Siga, considerada um avanço nos esforços para tornar a avaliação própria mais participativa na Universidade. “O parecer dos avaliadores denota a qualidade do corpo docente e da organização didático-pedagógica do curso, além de indicar aspectos que devem ser aprimorados”.

O curso

O curso de Bacharelado em Música do IAD, iniciado em 2009, tem duração de quatro anos e é ministrado em horário diurno. São oferecidas 30 vagas por ano, distribuídas entre as modalidades de canto, flauta, piano, violão, violino, violoncelo e composição musical. Os candidatos são selecionados anualmente, por meio de prova de habilidade específica em seus respectivos instrumentos, tocando para uma banca composta por seus futuros professores de instrumento/composição.

Outras informações: (32) 2102-3350 – Bacharelado em Música