“Chegar hoje e ver que nós nos tornamos uma faculdade autônoma e ver que isso tudo começou em uma salinha, é muito gratificante” (Foto: Twin Alvarenga)

O curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) completa 25 anos em 2018. Aprovado pela Câmara de Ensino da UFJF em Abril de 1993, o curso começou como um departamento da Faculdade de Medicina. Ao longo da história, a graduação conseguiu maior autonomia se tornando Faculdade de Fisioterapia (Facfisio) no ano de 2010.

Os 25 anos do curso foram experienciados pela professora da instituição Cyntia Pace Schmitz Corrêa. Aluna da turma inaugural, a atual professora tem história para contar. “A minha turma foi formada a partir de um vestibular de meio de ano e, dos 20 alunos que entraram, somente seis ficaram. Os outros trancaram para tentar o vestibular no final do ano. Foi um desafio, porque o curso ainda estava sendo estruturado, o Departamento de Fisioterapia tinha apenas um professor, então nós tínhamos aula com os alunos de medicina”, relembra.

As aulas aconteciam na Faculdade de Medicina da UFJF que, à época, funcionava no Hospital Universitário (HU) do bairro Santa Catarina, em Juiz de Fora. “Era um prédio subterrâneo que eram três andares para baixo do solo. Brincávamos que era um ‘abrigo antiaéreo’. A modalidade prática acontecia numa área afastada dentro hospital”, conta.

Recém-inaugurado, o curso ainda passava por adaptações. A professora relembra que, ainda em 1993, o Diretório Acadêmico do curso foi fundado para representar os interesses dos estudantes. “Essa iniciativa foi fundamental nas lutas e conquistas pelo desenvolvimento do curso. Foi a partir da mobilização dos alunos, juntamente com os professores, que nós conseguimos fazer muita coisa”.

De aluna à professora

Ainda no ano de 1998 o então Departamento de Fisioterapia iniciou a contratação de novos professores e Cyntia foi uma das pessoas aprovadas para o corpo docente. “Eu vivenciei a Fisioterapia como aluna e me tornei professora muito rápido, porque eu me formei e em 15 dias depois teve concurso para professor. Então eu costumo dizer que 1993 para cá, eu fiquei só 15 dias fora da UFJF.”

Atualmente Cyntia é doutoranda no programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e membro do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFJF, atuando principalmente na área de práticas educativas para as profissões da saúde. “Eu convivo com professores na faculdade que foram meus professores e hoje são colegas de trabalho.”

Em outubro deste mesmo ano foi aprovado pelo Conselho de Unidade da Faculdade de Medicina o desmembramento do Departamento de Fisioterapia da Faculdade. Em agosto de 2009, a proposta de criação da Faculdade de Fisioterapia foi aprovada pela Congregação da Faculdade de Medicina e, em 22 de dezembro de 2009, aprovado pelo Conselho Superior (Consu) da UFJF.

Em 2016 foi inaugurado novo prédio da Facfisio, voltado para as necessidades do curso. Cyntia fala com orgulho sobre os avanços do curso. “Quando o HU foi montado eu era chefe de serviço, então participei do processo das licitações, da compra das macas. Chegar hoje e ver que nós nos tornamos uma faculdade autônoma, com prédio próprio, com estrutura para pesquisa e ver que isso tudo começou em uma salinha do HU, é muito gratificante”.

Outras informações: (32) 2102-3843 – Faculdade de Fisioterapia