Terminam neste domingo, 12, o período de inscrição de seleção para Mestrado em Engenharia, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A seleção é para o terceiro trimestre de 2018, sendo oferecidas 13 vagas no total, distribuídas entre as linhas de pesquisa Materiais e Componentes de Construção e Mecânica das Estruturas, ambas vinculadas à área de concentração “Estruturas e Materiais”.

A área de Estruturas e Materiais é voltada para a realização de obras civis seguras e sustentáveis, com uma boa relação custo-benefício para a sociedade por meio do estudo, da pesquisa e da aplicação do comportamento mecânico das estruturas e das propriedades dos materiais de engenharia. Das 13 vagas, sete são para Mecânica das Estruturas e seis para Materiais e Componentes de Construção. Podem se inscrever candidatos graduados nos cursos das engenharias Civil, Mecânica, Computacional, de Materiais e Aeronáutica.

As inscrições são realizadas exclusivamente via formulário eletrônico. Para preencher, é necessário possuir uma conta cadastrada no Gmail. Pessoas com deficiência (PcD) devem informar esta condição ao programa de pós-graduação, pelo e-mail ppg.civil@engenharia.ufjf.br, para que as devidas condições de acessibilidade sejam providenciadas. A documentação exigida para inscrição pode ser conferida no edital, assim como as formas de envio.

O processo de seleção será realizado em duas etapas. A primeira consiste de duas provas objetivas sobre conteúdos específicos. A segunda é uma análise de currículo que avaliará o histórico escolar da graduação,o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) ou equivalente e o Curriculum Vitae no formato Lattes/CNPq. Ambas as etapas são avaliadas de zero a cem  pontos e o conteúdo das provas objetivas está descrito em detalhes no edital. O resultado final da seleção será divulgado em 31 de agosto, após a análise de todas as etapas e o período disponível para recursos. O cronograma completo, com todas as datas e prazos, também pode ser visto no edital do processo seletivo.

Outras informações: (32) 2102­-3456 (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil)
ppg.civil@engenharia.ufjf.br