Gerar oportunidades para a população poder atuar de forma local em prol da sustentabilidade, desenvolvimento e conservação ambiental. Visões que, a princípio, são consideradas divergentes, se mostram possíveis no 6º Fórum Ambiental e Florestal de Juiz de Fora, que acontece na próxima sexta-feira, 10, das 8h às 17 horas, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No evento, com entrada franca e aberta ao público, seis palestrantes discutirão assuntos pertinentes ao tema central do fórum: uma sociedade mais sustentável.

“O Fórum tem como objetivo mostrar que, no atual cenário global, o Brasil tem o potencial de liderar a conservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades de emprego, renda e empoderamento da sociedade”, resume um dos organizadores do evento, Matheus Cremonese. A intenção é unir pesquisadores, empreendedores e poder público na mesma discussão.

Com a missão de extrapolar as barreiras acadêmicas, neste ano, o Fórum se concentra em trabalhar temas de grande impacto nos noticiários e nas rodas de conversa. A situação dos primatas no meio urbano no cenário de combate doenças transmissíveis por insetos (como a febre amarela), a busca por uma atividade pecuária menos agressiva à natureza, por exemplo, será tratada nas palestras.

Ciclo de Palestras

Pela manhã, encontro começa com a palestra sobre o “Sistema Integrado Lavoura, Pecuária e Floresta”, do doutor em Ciência Florestal e pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Müller; em seguida, o doutor em Geografia Alcindo Neckel fala sobre um problema comum da ocupação urbana humana em “A atual situação ambiental e contaminação dos cemitérios”. Encerrando a primeira etapa, o Fórum traz para discussão a Proteção Animal, com a palestra da doutoranda em Ecologia Carolina Almeida do Vale: “Os desafios da conservação dos primatas com a reemergência das arboviroses”, sobre preservação dos macacos em meio a epidemias de doenças como febre amarela, zika e dengue.

À tarde, o Fórum debate as consequência da ocupação humana com a palestra “Destinação Final de Resíduos Sólidos no Brasil”, da doutora e professora de Engenharia Civil Júlia Righi. Também será abordado o problema dos rejeitos líquidos em “Efluentes Líquidos e o Tratamento de Esgoto”, na visão do mestre em Saneamento e Ambiente e chefe do Departamento de Projetos na Cesama, Ricardo Stahlschmidt. Finalizando o evento, o engenheiro civil e servidor público da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), José Márcio Guedes, fala sobre a “Educação ambiental aplicada aos resíduos”.

As inscrições ainda podem ser feitas pela internet. A inscrição e participação no evento confere certificado.

Confira a programação completa

Outras informações: (32) 98835-7176 cremonese78@yahoo.com.br