Encerrando a Semana Mundial de Aleitamento Materno – comemorada entre 1º e 7 de agosto – a Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Cossbe/Progepe), por meio do projeto “Encontros da Saúde: Práticas Educativas e Reflexões de Promoção à Saúde no Trabalho”, elaborou um material sobre o tema, com um texto da psicóloga Mayla Vieira Diniz, ilustrado com fotos de trabalhadoras da UFJF amamentando.

“Muito se sabe sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê, assim como para a mãe. Sabe-se, por exemplo, que uma criança que recebe o leite materno terá menor risco de infecções, devido aos benefícios imunológicos e nutricionais, entre outros. Com relação às mães, somam-se a proteção contra o câncer de mama, o câncer de ovário, assim como o emagrecimento, a recuperação mais rápida”, afirma a psicóloga.

Confira aqui o material produzido pela Cossbe.

Data ocorre em 120 países

O Dia Mundial da Amamentação é celebrado em 1° de agosto e foi criado em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA), com a finalidade de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite, em busca de melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo. A data ocorre em 120 países.

Durante a Semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) querem chamar a atenção sobre os problemas ainda enfrentados pelas mulheres para alimentar os recém-nascidos, por meio dessa forma natural, além das vantagens trazidas pela amamentação no seio materno.

A campanha ainda possui como objetivos acabar com as barreiras que limitam as mulheres que pretendem amamentar os seus filhos, além de encorajar a prática. De acordo com a OMS, as barreiras são visíveis no aconselhamento e no apoio limitado por parte dos hospitais e serviços de saúde, somadas a práticas de marketing inapropriadas, que publicitam o leite em pó, e a falta de programas que incentivem o aleitamento no local de trabalho.

Outras informações: Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar