Atividade integra programação do Global July e aulas têm início em setembro (Foto: Ciro Cavalcanti)

O videoartista independente Raimo Benedetti apresenta, nesta sexta, 10, uma conferência sobre o estudioso francês de fisiologia do movimento,  Étienne-Jules Marey. O evento acontece a partir das 16h, no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e apresenta o curso “A arte e a Ciência do Movimento”, oferecido pelo departamento de Fisiologia da UFJF. Serão discutidos o trabalho de Marey e seu legado para os métodos gráfico, fotográfico e cinematográfico.

Fruto da colaboração entre o Laboratório de Neurofisiologia Cognitiva – LabNeuro (UFJF) e o Laboratório Inserm U1093 Cognition, Action, et Plasticitè Sensorimotrice, da Universidade de Borgonha, da França, o curso tem o objetivo de promover uma discussão acerca de como o estudo da fisiologia do movimento contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento nas esferas artística, cultural e tecnológica.

As aulas têm início no dia 12 de setembro e serão oferecidas pela plataforma Moodle de Ensino a Distância. As inscrições devem ser realizadas através da plataforma e estarão abertas no dia 10 de agosto. O link estará disponível na página do Departamento de Fisiologia.

Livro
Além da conferência para apresentação do curso, o Global July Program 2018 sedia o lançamento do livro “Entre Pássaros e Cavalos: Muybridge, Marey e o pré-cinema” (Sesi-SP Editora), de Benedetti. O livro discute os primórdios do cinema e a contribuição de Marey e do artista Muybridge para o nascimento da sétima arte. Para isso, o autor realiza uma retrospectiva do trabalho de ambos e os relaciona com o surgimento dos primeiros protótipos de câmeras cinematográficas.

Sobre o autor
Raimo Benedetti tem nacionalidade brasileira e finlandesa, vive e trabalha em São Paulo, tendo estudado Cinema e Vídeo na Universidade de São Paulo. Videoartista, montador de filmes cinematográficos e pesquisador independente, foi bolsista do Centro de Arte Contemporânea Arteleku, da Espanha em 2003, contemplado pelo projeto Rumos Audiovisual Itaú Cultural em 2007 e 2010. Como videoartista, é representado pela Duplo Galeria de São Paulo, e participou de exposições e mostras como File, ON-OFF e Visualismo. Como montador de filmes cinematográficos, já trabalhou com diretores como Fernando Meirelles, Cao Hamburger e Tata Amaral, entre outros. Ganhador de prêmios de melhor montagem nos festivais de Gramado e Guarnicê. é autor do livro “Entre Pássaros e Cavalos: Muybridge, Marey e o pré-cinema” (Sesi-SP Editora).

O evento é realizado com apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), da Pró-reitoria de Extensão (Proex), da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Pesquisa, Ensino e Extensão (Fadepe) e do Centro de Ensino a Distância (Cead) da UFJF.

Mais informações
2102-3947 – Diretoria de Relações Internacionais (DRI)

2102-3211 – Departamento de Fisiologia da UFJF