A Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o Grupo Fora de Casa. A ação é direcionada a estudantes que vieram para Juiz de Fora especialmente para estudar na UFJF e buscam auxílio psicológico. É possível se inscrever até o preenchimento das 25 vagas ofertadas. Serão dez encontros realizados às segundas-feiras das 9h às 11h, a partir do dia 13 de agosto até o dia 22 de outubro.

A iniciativa conta com profissionais da Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Economia e dois docentes. Serão discutidas temáticas como a saudade de casa (homesickness), a educação financeira e a mudança de métodos de aprendizagem do ensino médio para o ensino superior. As reuniões serão compostas por recursos lúdicos, dinâmicas e rodas de conversa.

De acordo com a psicóloga da Proae, Camila Rocha, o objetivo do grupo é integrar os alunos que estão distantes de casa. “Alguns são de cidades menores, outros moram junto ou dividem o espaço, fazem compras, pagam contas. Os estudantes têm que conciliar uma vida universitária, estando longe da família, dos amigos, do bicho de estimação e lidar com a identidade de aluno de ensino superior, com uma autonomia maior com estudo, com obrigações. A intenção é contribuir para que se possa transitar por isso, mantendo uma qualidade de vida.”

Ainda segundo Camila, a motivação para a manutenção do projeto veio de demandas identificadas nos atendimentos individuais, realizados pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil. “Nas escutas particulares, foi observada a dificuldade de estar aqui, às vezes se sentindo só, de lidar com essa nova fase da vida e a necessidade de apoio.”

As reuniões totalizam 20 horas e ao final será conferido certificado de participação, sendo exigidos, no mínimo, 75% de presença. A certificação pode ser utilizada para flexibilização curricular. Podem participar discentes de todos períodos. Os interessados devem se inscrever com o preenchimento de um formulário. Os encontros serão na sala 1406 do Bloco G na Faculdade de Letras.

Confira a programação das rodas de conversa.

Programação Grupo Fora de Casa – 13/08 a 22/10
Área Profissional Tema
Psicólogos Camila Menezes, Camila Rocha e Getúlio Coelho “Homesickness”
Assistente Social Vislene Fófano O papel social do estudante universitário