Participação de Taís Víera surge de sua pesquisa de doutorado e ocorre em São Paulo (Foto: Reprodução/T4F)

Das salas de aula para o palco. Esse foi o caminho percorrido pela professora de canto do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Taís Víera, que atualmente divide o tempo de seu doutorado na Universidade de Campinas (Unicamp) com atuações no “O Fantasma da Ópera”, musical da Broadway mais prestigiado do mundo, que estreou dia 1º de agosto em São Paulo.

Atriz e cantora de ópera há 20 anos, a participação da professora no aclamado musical aconteceu de maneira inesperada. Como seu objeto de pesquisa no doutorado é o desenvolvimento vocal para interpretação de três heroínas do compositor Carlos Gomes, Taís viu na audição do espetáculo uma oportunidade de colocar seus estudos à prova.

“Fiz a seleção para ver se minhas teses de construção de vozes de personagens, chamadas ‘selftone’, funcionavam. Participei dos testes em março, utilizando as técnicas que desenvolvi com os alunos da Unicamp e acabei sendo escolhida para compor a peça. Então, se não fosse o doutorado, não estaria passando pela experiência de participar dessa mega-produção internacional.”

Apesar de colecionar participações em concertos no Brasil e no exterior, a cantora avalia a participação no “Fantasma da Ópera” como uma experiência única que agrega valor à sua pesquisa e confirma os resultados de seus estudos. “Meu trabalho era desenvolver minha tese apenas dentro da Unicamp, mas a própria Universidade não tem uma estrutura tão completa quanto um espetáculo teatral da Broadway. Então me possibilitou testar minhas técnicas no palco, além de o fato de ser selecionado seja uma confirmação de que minhas técnicas funcionam.”

Há uma semana atuando no espetáculo após um longo período de ensaios, Taís Víera divide seu tempo como a personagem Madame Giry e os livros. A rotina é desgastante, mas vale a recompensa. “Ajusto meu tempo entre o doutorado e as apresentações, que são mais fáceis de encaixar na minha rotina do que os ensaios. Durante a construção do personagem, ensaiávamos de dez a 12 horas por dia”. Já na peça, são cerca de duas horas e meia de trabalho. “Isso me permite ter tempo para organizar e escrever todo o material que preciso para apresentação e defesa da tese de doutorado.”

Professora da UFJF desde 2009, Taís planeja levar alunos da Universidade para assistir ao espetáculo em São Paulo. Ela avalia que sua função é passar o conhecimento adquirido para a comunidade de Juiz de Fora. “Desde sempre aprendo os conteúdos na prática para poder compartilhar o conhecimento, acredito que essa é uma de minhas missões. Se estou tendo a oportunidade de aprender e descobrir mais detalhes de como se desenvolve um espetáculo da Broadway, acredito que minha função é compartilhar com todos os meus alunos e a comunidade de Juiz de Fora. Esse é meu trabalho como professora.”

O espetáculo

“O Fantasma da Ópera” é um musical composto pelo britânico Andrew Lloyd Webber. Com enorme êxito desde sua primeira exibição, em 1986, o espetáculo já foi visto por mais de 80 milhões de pessoas ao redor do mundo. No Brasil, ele é exibido de quarta à domingo, no Teatro Renault, em São Paulo.