Ingressar no ensino superior é uma conquista importante na vida de qualquer pessoa. Porém, tão relevante quanto o ingresso, discutir a permanência na universidade é fundamental para que todos os estudantes tenham condições de desenvolver seu potencial. Pensando nisso, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveu o Programa de Boas-Vindas, que volta a acontecer neste início de semestre, apresentando seu funcionamento e a amplitude de sua atuação aos novos alunos.

Com o Programa, o pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, visita diversas unidades acadêmicas, contemplando todos os cursos da UFJF, para recepcionar os calouros e explicar sobre as diversas formas de atuação da Pró-reitoria. Durante as visitas, Freitas é acompanhado por profissionais das diferentes áreas que compõem a Proae, que ajudam a esclarecer sobre os atendimentos psicológicos na Universidade, os procedimentos para a concessão do Apoio Estudantil, além das oficinas pedagógicas e os trâmites administrativos envolvidos.

O assistente social Olavo Augusto Pereira comenta que a iniciativa foi motivada pelo fato de  que “muitos alunos não conhecem a Proae em toda sua extensão.” A partir de sua experiência, ele conta que recebe relatos diários de pessoas que desconhecem o apoio psicológico e pedagógico, por exemplo. “O fato dos alunos eventualmente não saberem como a Pró-reitoria funciona pode ocasionar a falsa impressão de que nós só cuidamos da parte de bolsas e auxílios, sendo que nós temos vários outros tipos de trabalho.”

Além do apoio financeiro para a permanência dos estudantes no campus, a Proae conta com diversos projetos, como o Fora de Casa, que envolve profissionais de diversas áreas para auxiliar estudantes provenientes de outras cidades em sua adaptação ao novo ambiente; o Pecom, que contribui com o desenvolvimento de estratégias de cognição e metacognição para discentes que desejam aprimorar sua capacidade de leitura; o Mindfullness, que consiste em um grupo de meditação da atenção plena voltado a combater o estresse e garantir uma melhora na qualidade de vida; além do Grupo de Encontro, responsável por atuar no desenvolvimento da comunicação e relações interpessoais para alunos que desejam cuidar de sua saúde mental e se desenvolver pessoalmente.

Para os alunos que comparecerem ao Boas-Vindas, é pedido que repassem as orientações recebidas, de modo a disseminar as informações e evitar o desconhecimento dos serviços oferecidos pela Proae.

Outras informações: (32) 2102-3777  (Pró-reitoria de Assistência Estudantil)