Atividade buscou proporcionar a integração entre os discentes (Foto: Dante Rodrigues)

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) realizou nesta segunda-feira, 06, a recepção de boas-vindas aos calouros do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). A atividade buscou proporcionar a integração entre os discentes, tirar dúvidas sobre a rotina acadêmica no ensino superior, apresentar os coletivos formados por estudantes da UFJF-GV e lançar a nona edição da Gincana Solidária.

“Procuramos introduzir os calouros no contexto da Universidade e destacar o papel que, enquanto estudantes de uma instituição pública, devemos desempenhar na busca contínua de igualdade entre todos e justiça social. Até por isso houve o lançamento da Gincana Solidária e o convite para que os coletivos LGBTQ+ e Feminista pudessem se apresentar aos novos estudantes”, destacou o estudante veterano João Gonçalves Ferreira Neto, representante do DCE.

A consciência coletiva, o compartilhamento de experiências e o ambiente colaborativo chamaram a atenção dos novos estudantes. “Eu entrei aqui imaginando que seria algo muito individual de cada um por si, mas encontrei um clima de muita colaboração. Creio, por exemplo, que a Gincana Solidária represente este entendimento de que devemos retribuir de alguma forma à sociedade o investimento que ela faz na universidade pública”, destacou Lucas Andrade Silva, calouro do curso de Ciências Econômicas.

A Gincana Solidária busca arrecadar alimentos e materiais de limpeza que serão entregues a instituições filantrópicas de Governador Valadares. Além disso promove a doação de sangue e o cadastro de doações de medula óssea junto ao Hemominas local. O estudante veterano Webert Arão, do curso de Farmácia, explicou ainda que, divididos em equipes, os calouros participarão de jogos de queimada, pique bandeira, corrida de saco e cabo de guerra. A pontuação final da Gincana Solidária será o somatório de todos os pontos obtidos nas arrecadações, doações e jogos.

O valadarense Jonas Alves de Oliveira Júnior, calouro do curso de Nutrição, celebrou a iniciativa e o primeiro dia de atividades no Ensino Superior. “Ter uma universidade pública em GV representa o acolhimento de nós que somos da cidade e que agora podemos contar com estas oportunidades de aprender e de ajudar”.

No dia 14 de agosto, o reitor da Universidade, prof. Marcus David, vem a Governador Valadares recepcionar os estudantes e apresentar a equipe gestora da instituição. As informações sobre a recepção de calouros serão divulgadas no portal.