O pesquisador Celso Bandeira atuará como conselheiro titular pelos próximos quatro anos (Foto: Frederico Boza)

O pesquisador Celso Bandeira, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), assumiu o encargo de conselheiro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Preto e Paraibuna (CBH Preto e Paraibuna), durante a solenidade de posse que ocorreu nesta quarta-feira, 1°. Também conhecido como “Parlamento das Águas”, o Comitê é composto por representantes do poder público, da sociedade civil organizada e dos usuários de água, abrangendo 30 municípios da Zona da Mata Mineira.

“O CBH é uma entidade do Estado responsável por gerenciar os recursos hídricos em seu domínio, de forma participativa e democrática”, explica Bandeira. “É importante ressaltar a participação da UFJF no CBH, principalmente, oferecendo auxílio técnico no processo de tomada de decisões. Os recursos hídricos são limitados e devem atender os diversos usuários da Bacia, em múltiplas finalidades: abastecimento público, geração de energia hidrelétrica, indústria, irrigação, pesca e diluição de efluentes, por exemplo.”

Ciente desses compromissos, o pesquisador explica que, a partir deles, decorre a importância do Comitê como um espaço de discussão pública para formular o Plano de Recursos Hídricos – documento que estabelece as prioridades no uso da água e acompanha os investimentos na gestão desta Bacia, que abastece diversos municípios da Zona da Mata, incluindo Juiz de Fora.

“Água em quantidade e qualidade para as futuras gerações”
Seguindo a relevância da temática sobre recursos hídricos e sustentabilidade, acontece, entre os dias 27 e 29 de agosto, na Faculdade de Engenharia da UFJF, o III Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. O evento tem como objetivo principal, de acordo Bandeira, “a apresentação e discussão de trabalhos técnico-científicos realizados na bacia do rio Paraíba do Sul, a partir das instituições de pesquisa e pesquisadores autônomos, na temática dos recursos hídricos”. A temática deste ano foi intitulada como Sustentabilidade hídrica na bacia do rio Paraíba do Sul: desafios atuais e futuros”.

O simpósio contará com mesas redondas abordando diversos assuntos relacionados à manutenção e sustentabilidade dos recursos hídricos. Segurança de barragens, gestão da qualidade da água e mudanças climáticas serão alguns dos temas abordados. “Vários setores dependem desses recursos, não só para sobrevivência, mas também para a economia. Então é fundamental discutirmos os problemas dos mananciais e sustentabilidade desses recursos. É um assunto muito atual e de extrema importância para garantirmos água em quantidade e qualidade para as futuras gerações”, destaca Bandeira, que atua como organizador do evento.