O pesquisador Thierry Rocher, chefe do Departamento de Avaliação de Estudantes do Ministério da Educação da França, conversou sobre a parceria de 20 anos com a UFJF (Foto: Foto: Alice Coêlho)

O chefe do Departamento de Avaliação de Estudantes do Ministério da Educação da França, Thierry Rocher, esteve na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para lecionar, durante uma semana, a parte presencial de uma das disciplinas do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Enfático sobre a importância do intercâmbio internacional de conhecimentos, Rocher frisou, durante entrevista, como a parceria entre seu departamento e a Universidade, representada por meio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), acontece há 20 anos e resulta em um crescimento e uma troca de informações cada vez mais relevantes.

“A primeira vez que vim para Juiz de Fora foi em 2001 – é uma longa história de colaboração. Nesse período, equipes minhas vieram até o Brasil, e equipes daqui foram até Paris. É uma troca. Então, também por isso, fui convidado para dar essa disciplina, reforçando esse aspecto da parceria”, expõe Rocher. “É extremamente importante um mestrado profissional, como é o caso do fornecido aqui na UFJF, que tem como público profissionais da educação – diretores e professores, por exemplo –, porque isso permite um confronto entre seus conhecimentos e suas experiências concretas. É muito interessante e eu estou muito feliz de estar aqui, trabalhando presencialmente com esse grupo.”

Acompanhando as novas tendências mundiais em educação, Rocher compartilha com os estudantes da UFJF técnicas a respeito da avaliação de estudantes, contribuindo diretamente para a formação de profissionais que, futuramente, impactam a reforma educacional pública brasileira. “A disciplina que oriento estuda diferentes aspectos – um exemplo são avaliações muito midiatizadas, como as internacionais – e aborda, também, a questão de novas tecnologias que fazem interface com essas avaliações.”

Formado em Estatística, Rocher explica que se interessou pela área de avaliação em educação porque ela habita um âmbito entre as ciências exatas e a sua aplicação no âmbito de ciências humanas, como a psicologia, a educação e a sociologia. “A avaliação é central no contexto da educação – envolve questões técnicas, políticas, pedagógicas, científicas… toda essa dimensão”, exemplifica. Segundo o professor, além de fornecer o saber acerca de como trabalhar diretamente com dados aplicados no contexto da educação, a avaliação educacional permite, também, a análise dos resultados do que foi adotado no âmbito didático.

Rocher ainda relembra o começo da parceria com o CAEd, estabelecida ainda no início do mesmo. Vinculado à Faculdade de Educação da UFJF, o Centro é responsável por agregar pesquisa e tecnologia em prol da aproximação e da comunicação mais eficaz entre a produção científica e os parâmetros de gestão em educação. “É interessante porque é rico nos dois sentidos; então, no início, a colaboração foi mais no sentido de como construir os itens de avaliação, por exemplo. Com o crescimento do CAEd e seu desenvolvimento na área de tecnologia, a parceria se tornou mais concreta justamente em relação ao domínio de recursos tecnológicos de avaliação.”

O professor também destacou o peso do próprio CAEd no cenário internacional. “O que é importante é esse nível concreto de troca de tecnologia e a formação de uma cooperação entre países, todos unidos no caminho da tecnologia de avaliação digital. A Universidade, na figura do Caed, é extremamente ativa na comunidade de países europeus.”

Agradecimento especial à coordenadora da Unidade de Avaliação de Escrita do CAEd, Josiane Toledo, que atuou como intérprete para a entrevista de Thierry Rocher