Para Ana Carolina, a participação no evento foi uma oportunidade para dialogar sobre o tema com pesquisadores do Brasil inteiro. (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) esteve representada em mais um importante evento científico do país. A egressa de Direito do campus Governador Valadares Ana Carolina de Andrade Toledo Ferreira apresentou trabalho na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu entre os dias 22 a 28 do último mês de julho, em Maceió-AL. “Multipaternidade: significado e contradições a partir da desbiologização da paternidade” foi destaque no evento e está entre os finalistas da categoria pôsteres – espaço onde são expostas as produções científicas e tecnológicas de diferentes áreas do conhecimento.

Orientado pela professora do departamento de Direito Nara Pereira Carvalho, o trabalho é um desdobramento de atividades de pesquisa desenvolvidas no campus de Governador Valadares desde 2013, em grupos de estudos e iniciação científica. Além disso, a multipaternidade foi o tema do trabalho de conclusão de curso de Ana Carolina.

Sobre a importância da participação no evento, a ex-aluna afirmou que “apresentar o trabalho para pessoas, não necessariamente do Direito, e dialogar sobre o tema com pesquisadores do Brasil inteiro foi uma experiência incrível”. E destacou que a oportunidade foi uma “reafirmação de que a universidade e seus discentes devem sair da ‘bolha’ em que vivem para fomentar suas experiências e, consequentemente, a qualidade de ensino, pesquisa e extensão”.

Realizado desde 1948, o evento da SBPC é um espaço importante para a discussão e difusão dos avanços científicos no Brasil. O tema deste ano foi “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”.