A mezzo-soprano espanhola Nerea Berraondo 

O encerramento da 29ª edição do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga já se configura como um marco na história do tradicional evento. Neste domingo, dia 29,  o público juiz-forano terá a oportunidade de conferir um espetáculo inédito no país: a apresentação da zarzuela “Vendado es Amor, no es Ciego”, montada pela primeira vez em sua íntegra no Brasil, o que tornará a produção do Festival a versão referência dessa obra. A apresentação será às 20h, no Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com entrada franca, entretanto, os convites devem ser retirados no dia, das 8h30 às 17h30, sendo no máximo quatro por pessoa.

A zarzuela é um gênero da ópera espanhola do século XVII, que, diferentemente da ópera, se caracteriza por mesclar instrumentos, vozes e declamações. A estreia nacional de “Vendado es Amor, no es Ciego” no festival é uma homenagem a seu autor, o compositor espanhol José de Nebra (1702-1768), cuja morte completa 250 anos em 2018. A direção artística é de Rosana Orsini, soprano brasileira que mora em Portugal, e a produção conta com nomes nacionais e internacionais de reconhecimento em suas áreas.

Com cenografia da italiana Giorgia Massetani – formada em Cenografia pela Accademia di Belle Arti di Firenze, na Itália, e especialista em Técnicas Plásticas para Cenografia Teatral e Estória de Espetáculo – “Vendado es Amor, no es Ciego foi produzida exclusivamente para o festival realizado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) e Centro Cultural Pró-Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A diretora Rosana Orsini relata que, esteticamente, a produção foi inspirada nos pinturas do italiano Corrado Giaquinto, artista contemporâneo do compositor José de Nebra.

No elenco internacional estão o contratenor italiano Enrico Vicinanzae, a mezzo-soprano espanhola Nerea Berraondo e cantores brasileiros regidos pelo maestro Marco Brescia. A orquestra será dirigida pelo espanhol Roberto Santamaria e a direção cênica fica por conta de Henrique Passini.

Surgimento

A zarzuela surgiu na Espanha, no século XVII, e seu nome inspira-se no Palácio de La Zarzuela, o pavilhão de caça rodeado de amoreiras silvestres (as zarzas), próximo a Madri, onde foram realizadas as primeiras apresentações do estilo. O aragonês José de Nebra foi um renomado compositor desse gênero de obras musicais dramáticas na corte espanhola de Felipe V, mas poucas de suas obras do estilo sobreviveram. O que foi possível conhecer através do que restou preservado, contudo, permite avaliá-lo como um dos mais importantes compositores dramáticos da península ibérica na primeira metade do século XVIII.

História

Com temática mitológica, em “Vendado es Amor, no es Ciego”, as deusas Vênus e Diana disputam o domínio do monte Ida. Vênus, personagem de Nerea Berraondo, faz um decreto para sacrificar todas as pessoas que não se renderem ao amor. O jovem Anquises, vivido pelo contratenor italiano Enrico Vicinanzae, despreza a determinação e se rende a Diana, Deusa da castidade e da caça, que será interpretada pela soprano Luane Voigan, de Juiz de Fora.

O ineditismo da montagem no Brasil é uma das principais apostas desta edição do festival. Será a segunda vez consecutiva que o evento se encerra com uma produção dramática do gênero. No ano passado, o palco do Cine-Theatro Central recebeu a produção de “Il Ballo delle Ingrate, ópera de Claudio Monteverdi, compositor italiano homenageado naquela edição pela comemoração dos 450 anos de seu nascimento.

A montagem, também assinada por Rosana Orsini, apresentou ao público local o gênero recitativo, que igualmente difere do que se conhece por ópera no sentido atual, por conjugar cenografia, figurinos, texto, música e dança – no caso, o bailado do título. Agora, com a produção da zarzuela, o festival apresenta ao público mais uma parte da história da ópera e suas variantes estilísticas.

A apresentação será precedida de palestra ministrada pelo professor de Música da UFJF, Rodolfo Valverde, com início às 19h.

O Cine-Theatro Central fica localizado na Praça João Pessoa s/n, no Calçadão da Rua Halfeld, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3218-0336 (Centro Cultural Pró-Música-UFJF)