Gévelyn Quadros (centro) venceu as provas de lançamento de dardos e arremesso de peso e ficou em segundo no arremesso de disco (Foto: Arquivo Pessoal)

Gévelyn Quadros (centro) venceu as provas de lançamento de dardos e arremesso de peso e ficou em segundo no arremesso de disco (Foto: Arquivo Pessoal)

A pós-graduanda da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Gévelyn Cássia Almeida de Quadros conquistou medalhas nas três modalidades em que competiu no primeiro Parapan-americano Universitário – o Fisu Games – realizado esse mês, em São Paulo (SP). Estudante na modalidade de Ensino a Distância (EAD) de Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência, Gévelyn foi medalha de ouro em lançamento de dardos (16,43 metros) e no arremesso de peso (6,27 metros).

Competindo pela primeira vez no arremesso de disco, a paratleta conquistou uma medalha de prata com a marca de 12,81 metros. “É uma prova que eu não faço e comecei a treinar recentemente. Foi uma surpresa conseguir medalhar já nessa competição”, diz.

Outro avanço foi seu resultado no lançamento de dardos que, se homologado, será o novo recorde brasileiro na modalidade. “O recorde antigo, também meu, não era batido desde 2013. Porque tivemos uma mudança na regra de banco (nosso equipamento de arremesso), alterando a conformidade dele, o que me atrapalhou na adaptação. Então esse resultado foi uma melhora significativa, numa competição internacional.”

O Fisu Games – organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e pela Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu) – reuniu estudantes-atletas de 11 países. “Foi uma experiência incrível e sem o vínculo com a UFJF, eu não teria a possibilidade de estar nessa competição internacional. Então só tenho a agradecer o apoio da Pós-graduação, dos coordenadores e dos tutores, que tem me dado uma força fora do comum”, conclui.