Diálogo entre Universidade e comunidade marcam as propostas de educação ambiental do Jardim Botânico (Foto: UFJF)

Foram determinadas as diretrizes educacionais do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (JB-UFJF), estabelecidas no Projeto Político Pedagógico de Educação Ambiental (PPPEA). O documento – elaborado através do Comitê Assessor e aprovado pelo Conselho Comunitário e pelo Conselho Técnico do JB – apresenta os conceitos e diretrizes que deverão guiar as ações do Jardim e sua relação com a sociedade.

Focado na promoção de justiça ambiental, o PPPEA é fundamentado em uma proposta crítica de Educação Ambiental (EA), como explica o professor Gustavo Soldati, diretor do JB desde 2017. “Nossa educação ambiental compreende que os cientistas não são o único grupo social que constrói conhecimentos e discursos sobre a biodiversidade. Reconhecemos outras formas de saberes, como os sistemas tradicionais de conhecimento não-formal. Dessa forma, todas as principais decisões do Jardim Botânico são, também, discutidas no Conselho Comunitário, que abarca representantes da sociedade, inclusive lideranças do nosso entorno.”

“Reconhecemos outras formas de saberes, como os sistemas tradicionais de conhecimento não-formal”, explica o diretor do JB, Gustavo Soldati (Foto: Géssica Leine)

Ressaltando a importância do diálogo entre conhecimentos formais e não-formais e entre academia e sociedade, o professor conta que a própria construção do PPPEA ocorreu através da participação direta da comunidade. Formada para desenvolver o documento, a Comissão Assessora foi composta por professores da Universidade, representantes de bairros e órgãos ambientais (governamentais e não-governamentais).

“A representação de diferentes atores sociais na Comissão Assessora é, em suma, um reflexo das opções políticas do Jardim Botânico, como a construção dialógica. Esta abordagem resulta em processos mais complexos, pois congrega diferentes realidades e óticas, e, assim, socialmente referenciados”, aponta Soldati.

O servidor Breno Moreira foi nomeado vice-diretor do JB (Foto: Arquivo pessoal)

Nomeação de vice-diretor
Acompanhando o desenvolvimento desses trabalhos, foi aprovada pelo Conselho Administrativo e consentida junto à Administração Superior, à Pró-reitoria de Extensão  e ao Conselho Técnico a nomeação de Breno Moreira como vice-diretor do JB-UFJF. Atuando como servidor há dois anos, a relação de Moreira com o Jardim vem de 2010, quando, ainda durante sua graduação, participou dos primeiros levantamentos de flora realizados no local pela UFJF. Já em 2012, como mestrando, trabalhou na equipe responsável por coletar amostras e identificar mais de 12 mil árvores neste espaço.

“A nomeação do Breno Moreira é o reconhecimento do belo e árduo trabalho que ele já desenvolve no Jardim Botânico. Breno assumiu organicamente funções fundamentais para o nosso Jardim, demonstrando assiduidade, competência e comprometimento. A sua presença diária no JB permitiu que nós desenvolvêssemos uma dinâmica de trabalho complementar, como deve ser qualquer relação administrativa, capaz de otimizar as diversas demandas que nos são apresentadas”, avaliou Soldati.

“O Jardim Botânico possui uma das paisagens mais lindas que eu já vislumbrei e uma biodiversidade ímpar, principalmente por se tratar de uma Floresta Urbana, situada bem próxima da região central de Juiz de Fora. A parceria entre diferentes setores da UFJF nos permitiu alcançar muitos avanços para a inauguração do Jardim Botânico ao público, o que certamente irá agregar muito valor ao potencial turístico do município e também possibilitar diferentes ações de Educação e Conscientização Ambiental”, conclui Moreira.

Outras informações:

Confira, na íntegra, o Projeto Político Pedagógico de Educação Ambiental (PPPEA)