O sorteio das vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), aconteceu na segunda-feira, dia 23 de julho, no Anfiteatro do Ensino Fundamental do Colégio. Neste ano, além de inscrições presenciais, os candidatos também tiveram oportunidade de se inscreverem on-line. A  presença no local do sorteio não foi exigida e o evento foi transmitido ao vivo na página da rede social do Colégio. Segundo a diretora Geral do João XXIII, Eliete Verbena, essa forma reforça o caráter público do sorteio e oferece a possibilidade de o candidato concorrer à vaga, mesmo sem estar presente.

Para o primeiro ano do ensino médio, 63 inscritos concorreram às 30 vagas oferecidas. Já para as turmas de segundo e terceiro anos, todos os candidatos inscritos foram contemplados, devido ao número de inscrições inferior ao número de vagas ofertadas (30). Suellem Vasconcelos, 31 anos, foi a quarta sorteada para a turma do primeiro ano. Ela conta que há 15 anos interrompeu os estudos para cuidar dos filhos recém-nascidos. O incentivo de uma amiga a fez tentar a inscrição pela primeira vez. “Eu sabia que era difícil porque eram dois candidatos por vaga. Então, quando fui sorteada, fiquei muito alegre, e minhas expectativas estão altas. Meu filho mais velho tem 15 anos, e no próximo ano ele estará no primeiro ano do ensino médio. Assim, nós dois vamos estar ainda mais próximos, ajudando um ao outro e dando apoio nessa caminhada.”

Para a vice-coordenadora da EJA, Janaina Sanches, a divulgação deste edital deu a oportunidade de publicizar ainda mais a EJA, garantindo à comunidade ter um maior conhecimento da existência dessa modalidade de ensino que é oferecida pela escola. Eliete ressalta, ainda, que o Colégio assume o compromisso de atender a toda a população: “Existe um grupo de pessoas com idade mais avançada que não conseguiu completar a educação no período regular, e essas pessoas precisam do acesso à escola. O João XXIII cumpre seu papel ao oferecer esse ensino.”

Além do sorteio para as 30 vagas, outras 15 vagas suplentes foram sorteadas e reservadas para casos de desistência ou não comparecimento na efetivação da matrícula. Os candidatos sorteados para o primeiro ano devem procurar a secretaria do colégio para efetuar a matrícula no na quarta-feira, dia 25. Os do segundo ano, no dia 26, e os do terceiro no dia 27. Todos os anos no horário de 19h as 21h30.

Confira a relação dos candidatos sorteados para o primeiro ano do ensino médio

Confira a relação dos candidatos do segundo ano do ensino médio

Confira a relação dos candidatos do terceiro ano do ensino médio

A relação também pode ser conferida  no site do colégio e no mural, ao lado da secretaria.

Outras informações: (32) 3229-7602 (Colégio de Aplicação João XXIII-UFJF)