A Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) propõe pela segunda vez o projeto “Engenharia de Portas Abertas”, que acontece no dia 25 de agosto, das 13h30 às 17h30. O evento busca proporcionar a estudantes do ensino médio a possibilidade de entender e conhecer a respeito das engenharias. Na UFJF há dez cursos de graduação na àrea.

A iniciativa visa a divulgar os cursos ofertados, suas características e as possibilidades de atuação profissional. Segundo o professor e tutor do grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Elétrica, Danilo Pereira Pinto, “o objetivo é apresentar os segmentos da engenharia, já que são muitas opções. Só a Elétrica, por exemplo, tem cinco ramificações. Queremos permitir o conhecimento sobre os cursos e diminuir as evasões.”

Durante o processo de escolha para a seleção de entrada na Universidade, os estudantes se deparam com muitas alternativas e, às vezes, não têm as informações adequadas sobre cada opção. A visão equivocada ou a falta de conhecimento sobre os cursos, desde a grade curricular até o exercício profissional pode contribuir para o abandono da graduação e também para a retenção nos primeiros semestres, como destaca o professor. “Com o projeto, o aluno vai ver o que pode ser feito e, também, o que tem além das atividades curriculares, saber dos projetos existentes, visitar os laboratórios”.

Para participar não é preciso se inscrever. O evento é aberto à comunidade e será realizado na Faculdade de Engenharia. São esperados mais de 250 pessoas.

Confira os segmentos participantes e os laboratórios que serão visitados.

A UFJF oferece os seguintes cursos de graduação em Engenharia: Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia Computacional; Engenharia Elétrica – Energia; Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial; Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência; Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos; Engenharia Elétrica – Telecomunicações; Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.

Outras informações: (32) 2102-3402 – Faculdade de Engenharia