Uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) investigou a gravidade da depressão e seus possíveis vínculos com o estresse psicológico e com questões metabólicas e imunológicas em pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2. O acadêmico Caio Mendes Freitas fez o estudo com 92 pacientes, maiores de 18 anos e de ambos os sexos, acompanhados em um centro especializado em condições crônicas de Juiz de Fora (MG). Intitulada “Diabetes Mellitus Tipo 2 e Depressão: uma Perspectiva Psiconeuroimunológica”, a pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-graduação em Psicologia.

De acordo com Caio, não foram verificadas relações estatisticamente significativas entre os dois transtornos. Contudo, a análise apontou a existência de “uma relação bidirecional entre eles, uma vez que o Diabetes Mellitus tipo 2 aumenta o risco de depressão, ao mesmo tempo em que a depressão aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.” Ele esclarece, ainda, que o tipo 2 da doença é caracterizado por um estado de resistência à insulina, com defeitos na produção desse hormônio.

Sobre a relação entre o tema e a perspectiva psiconeuroimunológica, o pesquisador explica que essa é uma abordagem que pressupõe uma ligação expressiva entre aspectos comportamentais e psicológicos e os sistemas nervoso, endócrino e imunológico. “Assim, pacientes diabéticos que apresentam o diagnóstico de depressão tendem a ter uma piora do funcionamento metabólico e imunológico, aumentando o risco de complicações clínicas associadas ao diabetes.”

Ao longo das avaliações,  ele ressalta que o estudo verificou relações significativas entre mulheres e maiores níveis de depressão grave. Além disso, pacientes ligados à religiosidade e à espiritualidade apresentaram níveis menores de depressão. “A religião ou a espiritualidade poderia ser uma estratégia eficaz para minimizar o impacto da depressão nessa população e melhorar a aderência ao tratamento do Diabetes tipo 2.” Junto às descobertas, Caio pretende, a partir da pesquisa,  “elaborar estratégias de promoção, prevenção e intervenção com foco na saúde mental de pacientes com Diabetes tipo 2, de maneira a melhorar o prognóstico desta condição e a qualidade de vida dessas pessoas”.

Contatos:
Caio Mendes Freitas (Mestrando)
caio.mendesf@outlook.com

Cláudia Helena Cerqueira Mármora (Orientadora)
claudia.marmora@ufjf.edu.br

Banca Avaliadora:
Profª. Drª. Cláudia Helena Cerqueira Mármora (UFJF)
Profª. Drª. Alessandra Ghinato Mainieri (UFJF)
Profª. Drª. Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov (UFJF)
Dr. Antonio Lucio Teixeira (UFMG)

Outras informações: (32) 2102-3132 – Programa de Pós-graduação em Psicologia