A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai sediar, nos dias 2, 3 e 4 de agosto, o “1° Encontro Internacional: o bebê em cena” e o “II Simpósio Psicanálise, Educação e Laço Social”. Ambos os eventos são promovidos pelo Grupo de Pesquisa Psicanálise, Linguagem e Educação (GP PsiLE), vinculado à Faculdade de Educação (Faced), e sob a coordenação das professoras Ilka Schapper e Ana Maria Moraes Fontes.

Ilka explica que o Encontro será realizado no dia 2, no Instituto de Ciências Humanas (ICH), e o Simpósio nos dias 3 e 4, na Faced.  “No 1º Encontro Internacional o que estará em discussão é a questão sobre o bebê, suas percepções, interpretações e produções. Outra questão que será tratada é o bebê e o risco psíquico, em especial o risco da síndrome do autismo. No II Simpósio  continuaremos, de algum modo, o trabalho do Encontro Internacional, agora com foco na criança, discutindo os desafios da escola, da família e do aluno.”

Dentre as atividades do ‘II Simpósio Psicanálise, Educação e Laço Social’, que permanece com inscrições abertas, está prevista a realização da palestra ‘A Educação Terapêutica: princípios para uma educação inclusiva visando o aluno com Transtornos do Espectro Autista’, a ser ministrada pela pesquisadora Cristina Keiko Inafuku de Merletti.

“A educação terapêutica é um conjunto de práticas interdisciplinares de tratamento, com especial ênfase nas práticas educacionais, que visa tanto à retomada do desenvolvimento global da criança quanto à estruturação de seu psiquismo.

A criança com autismo apresenta dificuldades em ambos os campos, tornando-se um desafio para as escolas. Teremos também Grupos de Trabalhos com a presença de profissionais do Núcleo de Atendimento à Violência e do Serviço de Referência para Adolescentes; do Instituto Veredas; da Universidade Federal Fluminense, dentre outros. Será uma oportunidade de trabalho e aprendizado sobre algumas das dificuldades com as quais nos deparamos no cotidiano escolar”, destaca Ilka.

Confira a programação completa no site do ‘II Simpósio Psicanálise, Educação e Laço Social.

“O Bebê em Cena”

Ilka Schapper ressalta que o ‘1° Encontro Internacional: o bebê em cena’ reunirá cerca de 300 profissionais de diversos campos, tais como pedagogos, psicanalistas, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, profissionais de creches públicas de Juiz de Fora. As inscrições para o evento já estão encerradas.

“Infelizmente  não há mais possibilidade de inscrições. Neste evento, teremos duas conferencistas. Uma delas é Erika Parlato Oliveira, que é professora da Universidade Federal de Minas Gerais e da Ecole Doctorale: Recherche en Psychanalyse – Université Paris VII Diderot. Ela vai trabalhar com o seguinte tema: ‘O bebê que desconhecemos: suas percepções, interpretações e produções’”.

A outra conferencista será a integrante da Associação Internacional Lacaniana e do Center Alfred Binet, na França, Marie Christine Laznik. “Por meio do trabalho de Marie Christine Laznik é possível perceber sinais que poderiam identificar o autismo em bebês entre 4 e 9 meses de idade. O título de sua conferência será: A clínica com bebês em sofrimento psíquico”, enfatiza Ilka.

O ‘1° Encontro Internacional: o bebê em cena’ será realizado no Anfiteatro 3 do Instituto de Ciências Humanas (ICH), no campus sede da UFJF. Já o ‘II Simpósio Psicanálise, Educação e Laço Social’ acontece na Faculdade de Educação. Os eventos têm o apoio e colaboração da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, e, também, da Escola Internacional Saci (1º Encontro Internacional: o Bebê em Cena) e do Espaço-Oficina de Psicanálise (RJ).

Outras informações: ‘II Simpósio Psicanálise, Educação e Laço Social’